História, perguntado por Kanuclesquebrado, 3 meses atrás

[...] Sobre os fatores que desencadearam as ações tenentistas [...] dadas algumas diferenças de análises, pode haver uma conjugação entre a origem social dos "tenentes" nas camadas médias urbanas e a sua posição no aparelho institucional como elementos desencadeadores dos movimentos de 1922 e 1924.

VÍTOR, Amilcar Guidolim. A gênese do tenentismo no Brasil e as revoltas tenentistas na Primeira República. In: Vozes, Pretérito & Devir. Ano VI, v. X n. I, 2019, p. 66.

Sobre a origem do Tenentismo, está correto afirmar que

A - reflete o descontentamento das camadas médias da sociedade, inclusive das vinculadas ao segmento militar com os rumos da República Oligárquica.

B - mantém relação de apoio às elites rurais do país, o que possibilita o desenvolvimento do movimento e o seu amplo alcance social.

C - não está, de modo algum, relacionado ao sistema que se formou no Brasil após a Proclamação da CO República, mas apenas às disputas no interior do Exército.

D - a interpretação que se faz desse fenômeno deve focar, para ser entendida, unicamente na hierarquia existente nas Forças Armadas.

E - as ações práticas do movimento durante a década de 1920 mantiveram-se focadas em desestabilizar a estrutura das classes médias urbanas.

Soluções para a tarefa

Respondido por britodavim
1

A origem do movimento denominado Tenentismo está na insatisfação das camadas médias sociais e dos militares de média e baixa patentes com o andamento da República Oligárquica. (A)

A República Oligárquica e o Movimento Tenentista

República Oligárquica, República Velha ou Primeira República é o nome que se dá aos primeiros 30 anos da instauração do modelo republicano no Brasil.  Dentre as características dessa primeira fase republicana no país, pode-se destacar:

  • A política do café com leite: o poder central era intercalado entre as oligarquias de São Paulo (café) e Minas Gerais (leite).
  • O poder dos coronéis: grandes proprietários que mantinham relações de poder local e regional (coronelismo).
  • Voto de cabresto: os coronéis angariavam votos a partir da ameaça ou da compra de votos por emprego, moradia e saúde.

O Tenentismo se desenvolveu na contramão dessa política oligárquica, objetivando o fim desses laços oligárquicos, do coronelismo e a possibilidade de ascensão das classes médias.

Aprenda mais sobre Tenentismo em: https://brainly.com.br/tarefa/9975292

#SPJ1

Perguntas interessantes