O pensamento psicológico move-se entre polaridades, tensões e paradoxos decorrentes das característicasontológicas desse campo de conhecimento. Em geral, duas grandes alternafivas se colocam com maisfrequência diante das polaridades: 1) reducionismo e 2) conciliação. A alternativa reducionista indica aopção por um dos lados, relegando o polo oposto a um stotUs ontológico frágil, como mera expressão ouresultado de processos que acontecem no polo escolhido. A alternativa de conciliação ou de coexistênciade opostos reconhece que ambos os lados da polaridade são legífimos e que eles trazem perspecfivasimportantes para serem examinadas.Em face do assunto tratado no texto acima, avalie as afirmações a seguir, acerca da relação entreindivíduo e coletividade (sociedade, grupos, instituições, família).I. Quando a coletividade é vista como uma entidade que molda, por meio da socialização, os indivíduos,evidencia-se uma postura reducionista do indivíduo em relação à sociedade.II. Quando a coletividade é vista como o somatório das ações individuais, identifica-se uma posturareducionista da sociedade em relação ao indivíduo.III. Quando os fenômenos coletivos são tratados como entidades ou coisas independentes dasatividades das pessoas que os integram, rompe-se o dualismo indivíduo-coletividade.IV. Quando se considera que o indivíduo, constituído socialmente, é um ator com o poder de transformarestruturas ou ordens sociais, torna-se clara uma postura reducionista da sociedade em relação aoindivíduo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Coletividade de individualidade são problemáticas discutidas na psicologia e na filosofia.
I. Quando a coletividade é vista como uma entidade que molda, por meio da socialização, os indivíduos, evidencia-se uma postura reducionista do indivíduo em relação à sociedade.
Correto. O abandono da percepção das diferenças particulares e individuais da pessoa incorre num reducionismo que deve ser rejeitado, dado que a coletividade não explica as diferenças.
II. Quando a coletividade é vista como o somatório das ações individuais, identifica-se uma postura reducionista da sociedade em relação ao indivíduo.
Correto. O mesmo é verdadeiro para este caso. Quando uma coletividade é vista como mera soma de indivíduos, não levamos em consideração comportamentos que só são realizados por conta do conjunto humano, por exemplo.
III. Quando os fenômenos coletivos são tratados como entidades ou coisas independentes das atividades das pessoas que os integram, rompe-se o dualismo indivíduo-coletividade.
Falso. Quando há uma ideia de coisas independentes no sentido coletivo, não ocorre o rompimento do dualismo, mas sua permanência.
IV. Quando se considera que o indivíduo, constituído socialmente, é um ator com o poder de transformar estruturas ou ordens sociais, torna-se clara uma postura reducionista da sociedade em relação ao indivíduo.
Falso. Se o indivíduo pode transformar a sociedade, não incorre, necessariamente, que a sociedade é reduzida ao indivíduo.
É correto o que se afirma em A) I e II;
Resposta:
Correto e A) I e II
Explicação:
Espero ter ajudado vc