As bases motivacionais do comportamento podem ser sintefizadas em dois modelos distintos,fundamentados em dois enfoques epistemológicos diferenciados: o mecanicista e o organísmico.O enfoque mecanicista pressupõe um organismo passivo que só é ativado a partir da estimulação externa,ao passo que o enfoque organísmico pressupõe um organismo ativo e autodeterminado.Desses enfoques resultam dois modelos motivacionais distintos: as teorias de impulso, que só admitemmotivações determinadas por déficit ou distúrbios do equilíbrio orgânico; e o modelo de motivaçõesintrínsecas, que pressupõe um sistema nervoso dotado de atividade própria, capaz de gerar energia paraações não motivadas por déficit ou distúrbio de equilíbrio, ações que não cessam a partir de saciaçãoou reequilíbrio.Em uma escola, um psicólogo, cujo trabalho inclui observar, planejar e agir para a promoção dodesenvolvimento infantil, decidiu utilizar modelo de motivações intrínsecas como base para sustentar suasdecisões. Nesse sentido, avalie as seguintes estratégias que ele planeja implementar.I. Aumentar a frequência de atividades que permitam ativar na criança comportamentos direcionadosa restabelecer o equilíbrio, como colar uma etiqueta com uma estrela no caderno ao final de umatarefa concluída corretamente.II. Promover atividades que iniciem o comportamento sem desorganizá-lo, que facilitem manipulação deobjetos e interações sociais e que preparem a criança para a novidade, a complexidade e o desafio,como brincar em grupo.III. Organizar o ambiente de modo a esfimular comportamentos exploratórios, interações livres e efetivascom o ambiente, levando a criança a experimentar senfimentos de prazer e interesse ao realizartarefas relativamente simples, como empilhar cubos.IV. Proporcionar situações que levem a criança a obter satisfação inerente à própria atividade, sem terque recorrer a recompensas externas, tal como solucionar um quebra-cabeça após várias tentativas.Está de acordo com o modelo de motivações intrínsecas apenas o que se afirma emÓ IV.@ I e II.O I, II e III.@ I, III e IV.O II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A implementação de estratégias para conduzir casos como estes é fundamental. Algumas medidas são mais eficientes que outras, como por exemplo:
I. Aumentar a frequência de atividades que permitam ativar na criança comportamentos direcionados a restabelecer o equilíbrio, como colar uma etiqueta com uma estrela no caderno ao final de uma tarefa concluída corretamente.
Falso. Esta não é uma medida eficiente, e não deve ser assumida como uma estratégia a ser implementada.
II. Promover atividades que iniciem o comportamento sem desorganizá-lo, que facilitem manipulação de objetos e interações sociais e que preparem a criança para a novidade, a complexidade e o desafio,como brincar em grupo.
Correto. A relação social estimulada por meio da brincadeira em grupo permitirá ao indivíduo relacionar-se de maneira mais tranquila com os outros.
III. Organizar o ambiente de modo a estimular comportamentos exploratórios, interações livres e efetivas com o ambiente, levando a criança a experimentar sentimentos de prazer e interesse ao realizar tarefas relativamente simples, como empilhar cubos.
Correto. O estímulo de atividades exploratórias é muito eficiente para a melhoria dos fatores psicológicos dos indivíduos, dado que esta é uma característica típica dos seres humanos.
IV. Proporcionar situações que levem a criança a obter satisfação inerente à própria atividade, sem ter que recorrer a recompensas externas, tal como solucionar um quebra-cabeça após várias tentativas.
Correto. O prazer de se terminar uma atividade, de se concluir algum jogo, por exemplo, fornece ao indivíduo uma recompensa adequada, que não escapa da sua realidade particular.
Estão corretas, portanto, as assertivas conforme a Letra E) II, III e IV.
Resposta:
somente a 2, 3 e 4, ajude a criança a pensar