ENEM, perguntado por viniciusmacedo7427, 9 meses atrás

O paradigma lifespan é pluralista, uma vez que considera múlfiplos níveis, temporalidades e dimensõesdo desenvolvimento. É transacional, dinâmico e contextualista. Compreende o desenvolvimento comoprocesso continuo, mulfidimensional e multidirecional de mudanças, modulado por influências biológicase socioculturais, de natureza normativa e não normativa, marcado por ganhos e perdas concorrentes epor interações constantes entre indivíduo e cultura. Assim, as influências normativas compreendem umasequência de mudanças previsíveis, de natureza genética e biológica, que ocorrem ao longo das idades eque são chamadas de mudanças graduadas por idade; uma sequência previsível de mudanças psicossociaisdeterminadas pelos processos culturais de socialização, chamadas de influências graduadas por história.Já sequências não previsíveis de alterações pela influência de fatores biológicos e sociais são chamadas deinfluências não normativas.Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.I. Na abordagem do ciclo vital, o desenvolvimento é concebido como fenômeno que ocorre ao longode toda a vida, envolve também a maturidade e o envelhecimento.II. No processo de maturidade e envelhecimento, observam-se transformações resultantes dainteração entre fatores biológicos e culturais, os quais ativam os padrões de enfrentamento erecursos pessoais e sociais que são fixos ao longo da vida.III. O climatério é um exemplo de mudança normativa de natureza genético-biológica; a aposentadoriapor idade é um exemplo de mudança normativa de natureza histórica e cultural — ambas afetam asmulheres de um grupo etário em épocas próximas.IV. A viuvez na idade adulta, doenças e morte de um filho são exemplos de influências normativas nodesenvolvimento.É correto apenas o que se afirma em@ I e III.@ II e III.O II e IV.O I, II e IV.O I, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6

A abordagem pluralista do ciclo vital propõe uma série de compreensões prévias sobre os seres humanos, entendendo os indivíduos em sua integralidade.

I. Na abordagem do ciclo vital, o desenvolvimento é concebido como fenômeno que ocorre ao longo de toda a vida, envolve também a maturidade e o envelhecimento.

Correto. A abordagem do ciclo vital almeja estimular uma visão de ser humano que o contemple em toda a sua complexidade, ao longo de toda a sua vida.

II. No processo de maturidade e envelhecimento, observam-se transformações resultantes da interação entre fatores biológicos e culturais, os quais ativam os padrões de enfrentamento e recursos pessoais e sociais que são fixos ao longo da vida.

Falso. Os recursos pessoais e sociais não são fixos durante a vida de um indivíduo.

III. O climatério é um exemplo de mudança normativa de natureza genético-biológica; a aposentadoria por idade é um exemplo de mudança normativa de natureza histórica e cultural — ambas afetam as mulheres de um grupo etário em épocas próximas.

Correto. Estes fatores mostram-se como provas de que não há nada fixo no lifespan, ou ciclo de vida, dos indivíduos.

IV. A viuvez na idade adulta, doenças e morte de um filho são exemplos de influências normativas no desenvolvimento.

Falso. Estas não são influências normativas no desenvolvimento.

Estão corretas apenas as assertivas:  I e III, conforme letra A).

Perguntas interessantes