Nas primeiras décadas do século XIX, a região soba qual a Espanha mantivera um longo domínio colonial,especialmente nas áreas que hoje correspondemà Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá e Peru,passou por conturbações que tiveram como um de seusprotagonistas Simón Bolívar (1783-1830). O fragmentoabaixo, retirado de uma carta escrita por Bolívar no anode 1830, em Bogotá, exprime o modo como, naquelemomento, ele avaliava sua participação nos eventos quese desenrolavam em torno dele.Tenho sacrificado minha saúde e fortuna paraassegurar a liberdade e a felicidade de minha pátria. Tenhofeito por ela tudo o que pude, mas não tenho conseguidocontentá-la e fazê-la feliz. Tudo abandonei à sabedoria docongresso, confiando que ele efetuaria o que não pôdeum indivíduo conseguir. [...] Minhas melhores intençõestêm-se convertido nos mais perversos motivos, e nosEstados Unidos onde eu esperava que me fizessemjustiça, tenho sido também caluniado. O que eu fiz paramerecer este tratamento? Rico desde o meu nascimentoe cheio de comodidades, hoje em dia não possuo maisdo que a saúde alquebrada. Podiam meus inimigosdesejarem mais? Mas fazer-me tão destituído é obra daminha vontade. Todos os recursos e exércitos vitoriososda Colômbia estiveram à minha disposição individual, eminha satisfação interior é por não ter lhes causado menordano, [esse] é meu maior consoloAssociando os sentimentos expostos por Bolívar nessacorrespondência e os processos que ele vivia naquelemomento, conclui-se que ele estava se referindoA ao fracasso dos esforços de obter apoio das naçõesestrangeiras para a consolidação de regimesdemocráticos instalados na região.B ao resultado das guerras civis e às dissidências entregrupos políticos e militares, que inviabilizavam oprocesso de unificação da região.C às dificuldades de implantação do parlamentarismona região, não obstante as grandes somas deinvestimentos realizados pelas nações democráticas.D às rebeliões promovidas pela baixa oficialidade, que olevaram a impor uma ditadura caudilhista que findoupor arruinar sua trajetória política.E à derrota final no comando da confederação de naçõesque resistia às pressões do imperialismo inglês pelofim do trabalho escravo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra a. Simon Bolívar pode ser apresentado como personagem principal do processo de independência da América, sendo o responsável por grandes lutar instauradas pela libertação de diferentes territórios do continente Americano.
Estes territórios deram origem, atualmente, ao que conhecemos como: Venezuela, à Colômbia, ao Equador, ao Peru e à Bolívia, entretanto, também foi peça chave diante da libertação de diversos outros países do mesmo continente.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás