ENEM, perguntado por palomalind8725, 10 meses atrás

No seu livro Sociedades do Antigo Oriente Próximo, Ciro Flamarion Cardoso realiza uma discussão sobre dois modelosteóricos e metodológicos que procuram explicar a constituição das organizações estatais nas sociedades da antiguidadedo Oriente Próximo. Na sua explanação, o autor demonstra a inviabilidade da aplicação da chamada "hipótese causalhidráulica", elaborada do Karl Wittfogel, e a retomada, a partir dos anos de 1960, do conceito de "modo de produçãoasiático", conforme o trecho reproduzido a seguir.Entre os marxistas, o livro de Wittfogel – que provocou grande indignação – constituiu apenas um entre muitosfatores que deram impulso à retomada do interesse pelo conceito de "modo de produção asiático". Outros fatoresforam: a "desestalinização", iniciada pelo XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, que, no campodo materialismo histórico, desencadeou um ataque à noção do unilinearismo evolutivo das sociedades humanas; oprogresso dos movimentos de libertação nacional, sobretudo a partir da década de 1950, com a admissão sucessiva àsNações Unidas de numerosas nações afro-asiáticas, cujos problemas socioeconômicos específicos exigiam tambémrespostas de tipo histórico; a ampla circulação dos Grundrisse, texto de Marx praticamente desconhecido até a mesmadécada, bem como a republicação de seus artigos sobre a Índia e de escritos de Plekhanov, Varga e outros autoresacerca das sociedades "asiáticas".Abaixo, apresenta-se a reprodução do Estandarte de Ur. A análise desse documento permite detectar evidências quepossibilitam a adoção do conceito de modo de produção asiático.A partir do que foi exposto acima, avalie se cada uma das afirmações a seguir identifica evidências que possibilitam ouso teórico e metodológico do conceito de modo de produção asiático.I. A ilustração mostra a elite estatal de Ur coordenando, disciplinando e dirigindo o trabalho dos camponeses e osrecursos necessários para a construção de obras hidráulicasII. A ilustração mostra uma distribuição igualitária entre os súditos da cidade-Estado de Ur dos bens provenientesdo comércio intercomunitário e dos tributos extraído mediante coação fiscal.III. A ilustração mostra um grupo ínfimo que subordina a si o trabalho das comunidades, pelas quais é sustentado,e decide por todos; este poder de decisão tende a se personalizar e ter como expoente uma só pessoa.IV. A ilustração mostra uma economia baseada na concentração, transformação e redistribuição dos excedentesextraídos por templos e palácios dos produtores diretos – em sua maioria membros de comunidades aldeãs.V. A ilustração mostra que a imensa maioria da população se dedica às atividades agropecuárias, entregandoparte do que produz ao poder central, mas essa população não participava das decisões comuns.É correto apenas o que se afirma emA I, II e IV. B I, II e V. C I, III e V. D II, III e IV. E III, IV e V.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
5

Essa questão procura analisar não o fenômeno histórico em si, mas uma leitura histórica feita sobre ele. Vamos ver:

I. A ilustração mostra a elite estatal de Ur coordenando, disciplinando e dirigindo o trabalho dos camponeses e os recursos necessários para a construção de obras hidráulicas

Falso. Não é possível afirmar tal quadro ilustra alguma construção de obras hidráulicas.

II. A ilustração mostra uma distribuição igualitária entre os súditos da cidade-Estado de Ur dos bens provenientes do comércio intercomunitário e dos tributos extraído mediante coação fiscal.

Falso. Não é possível observar essa questão a partir da ilustração anexada a esta pergunta. Vê-se que há uma diferenciação entre os indivíduos.

III. A ilustração mostra um grupo ínfimo que subordina a si o trabalho das comunidades, pelas quais é sustentado,e decide por todos; este poder de decisão tende a se personalizar e ter como expoente uma só pessoa.

Correto. Este seria um desenho que ilustra o modo pelo qual um antagonismo social existe na sociedade antes mesmo da criação do regime capitalista.

IV. A ilustração mostra uma economia baseada na concentração, transformação e redistribuição dos excedentes extraídos por templos e palácios dos produtores diretos – em sua maioria membros de comunidades aldeãs.

Correto. É possível observar que a maioria dos indivíduos ali presentes trabalha no campo, pois pode-se observar alguns frutos dos esforços produtivos, incluindo animais.

V. A ilustração mostra que a imensa maioria da população se dedica às atividades agropecuárias, entregando parte do que produz ao poder central, mas essa população não participava das decisões comuns.

Correto. A ilustração demonstra a diferença na posição social e econômica dos indivíduos naquela sociedade, conforme explica a assertiva.

Saiba mais sobre o marxismo:

https://brainly.com.br/tarefa/18577823

Perguntas interessantes