Ed. Técnica, perguntado por Asseaction12, 2 meses atrás

Na educação alimentar e nutricional você conhecerá uma concepção de educação mais dialógica, participativa e construtivista que transformará a vida de muitas pessoas. Com isso o nutricionista vai desenvolver vários papeis, como construtor de vínculos e agente transformador com estratégias para transformação da realidade em saúde. A educação alimentar e nutricional requer tempo de intervenção, pois é um processo longo e contínuo. O nutricionista educador trabalha com a população nos diferentes ciclos de vida, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gravidez/lactação, instruindo-os sobre programas e técnicas nutricionais que podem melhorar a saúde e qualidade de vida. Para realizar essas ações é necessário conhecer os componentes do comportamento alimentar, que estão divididos em cognitivo, afetivo e situacional. Comente sobre estes componentes, explicando e exemplificando cada um deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por ednetmello
10

O comportamento alimentar cognitivo está relacionado com o conhecimento que o indivíduo tem sobre o alimento, de como os mesmos podem exercer influência no seu comportamento alimentar.

Comportamento alimentar

O comportamento alimentar afetivo está relacionado ao ato de se alimentar para adquirir conforto e bem-estar, que promove uma sensação boa, uma memória afetiva.

O comportamento alimentar situacional é aquele que se adequada as situações, as mudanças, envolve padrões, normas sociais.

O comportamento alimentar sãos as ações envolvidas desde a escolha do alimento ao consumo do mesmo.

Saiba mais sobre comportamento alimentar em:

https://brainly.com.br/tarefa/51287969

#SPJ1

Anexos:
Respondido por rennatamaso
16

Resposta:

*Componente Cognitivo: Envolve o conhecimento cientifico e o saber popular. (não científico). Assim, refere se sobre o que a pessoa sabe sobre alimentos e nutrição que pode influenciar seu comportamento. Quando há falta de conhecimento, as pessoas podem ser influenciadas pelas crenças, tabus, mitos e outros. O conhecimento cientifico não influencia consideravelmente o comportamento alimentar, pois nem sempre é compatível com as condições do meio em que o indivíduo vive. Temos por exemplo de componente cognitivo, uma criança quando tem um bom boletim escolar ; os pais costumam oferecer recompensas como doces em troca. Temos tbm o filho que aprende a cozinhar pq vê a mãe preparando o alimento em casa ..(isso se chama imitação).

*Componente Afetivo: O educador poderá considerar o que o indivíduo sente sobre as práticas alimentares. O nutricionista deve analisar o componente afetivo do comportamento como por exemplo tristeza, ansiedade entre outros.. e dentificando as necessidades sentidas por seu público escolhido, tambem chamado de publico alvo e os incentivos mais indicados para persuadir  a mudança.

*Componente Situacional: Seja de ordem econômica, infraestrutura ou padrões culturais. Como exemplo os fatores econômicos que limitam a adesão a uma prática alimentar correta, podemos citar uma renda familiar  per capta inferior a um salário- mínimo, dessa forma, indica mínima perspectiva de efetividade da educação alimentar e nutricional.

Explicação: livro unicesumar pag 24


ghenriqueif: certo
claudiadomingos100: Obrigado
Perguntas interessantes