Geografia, perguntado por freitasjuan599, 7 meses atrás

FUNDAMENTOS DA CLIMATOLOGIA Nas últimas décadas é possível observar que há uma mudança no clima mundial. Algumas regiões registram altas temperaturas, chegando à sensação térmica de quase 50º, enquanto outras regiões convivem com temperaturas negativas. Consequentemente, nas duas situações, a agricultura é afetada, morrem pessoas, cidades mudam a rotina e doenças são proliferadas. Nesse sentido, ainda não há um consenso entre os cientistas se o clima do planeta está em processo de resfriamento ou aquecimento, porém, o que pode ser afirmado é que há uma mudança no clima. Para debater esse assunto, países organizaram diversos encontros, conferências, instituições e documentos para chegarem a um acordo sobre mudanças climáticas e o que o homem pode fazer para reduzir os impactos ambientais que atingem diretamente o clima. Entre eles, os principais são a Conferência de Estocolmo, o Protocolo de Kyoto, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a Rio 92, a Conferência Mundial e o Acordo de Paris. Desse modo, é importante pensar o clima além das características físicas como temperatura, massas de ar, precipitação, correntes marítimas, relevo e etc., pois ele também está relacionado às condições políticas, econômicas e sociais de um determinado período. Nesse sentido, nos últimos anos alguns países, como EUA, solicitaram deixar acordos climáticos, ao alegarem que seriam prejudicados economicamente caso adotassem medidas restritivas para a indústria e a agricultura, setores da economia que mais poluem a natureza. Importante observar que esses países estão entre os que mais emitem CO2 na atmosfera (figura 1). Portanto, considere os efeitos das mudanças climáticas e os acordos que foram estabelecidos entre os países nos últimos anos e discorra se é possível afirmar que há um aquecimento global ou um resfriamento e se os acordos climáticos são necessários para o planeta. Neste contexto, evidencie o papel do Brasil. (Mínimo 10 linhas).

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
0

O Brasil, pela sua classificação como país emergente e portanto em desenvolvimento não apresenta obrigações no compromisso de redução de gases que geram aquecimento global no Protocolo de Kyoto, uma vez que não é visto como a nação de maior emissão destes gases.

No entanto, foram apontados itens que são desejos para que o país cumpra, como redução do nível de exploração da Floresta Amazônica, além de anseios de desenvolver iniciativas que gerem a preservação, manejo e controle do carbono. Além de um compromisso de política de boa vizinhança, que de forma livre reduza os níveis de emissões de gases no planeta.

Bons estudos!

Perguntas interessantes