Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7.800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016). Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica. Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade. a) Região Sul; 3.900 MWh. b) Região Nordeste; 1.950 MWh. c) Região Nordeste; 3.900 MWh. d) Região Sul; 1.950 MWh
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
64
A resposta é: b) Região Nordeste; 1.950 MWh.
A conclusão de que a região que mais produz energia eólica é a Nordeste vem do fato de que a redução da velocidade do vento não altera o rendimento das usinas.
Além disso, deve-se considerar que e a massa m de ar que passa pelos aerogeradores, da equação da energia cinética ao reduzir a velocidade pela metade, a energia (E) será reduzida à quarta parte, ou seja,
E= 7800/4
E= 1950 W.
Observe que ao reduzir a velocidade do ar pela metade e mantendo a sua densidade constante, uma mesma massa m de ar poderá gastar o dobro do tempo para passar pelos aerogeradores.
Se a redução na velocidade do vento não alterar o rendimento das usinas, da equação da potência, ela será reduzida oito vezes.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás