Diferentes sedimentos podem ser misturados à água e, dependendo de sua natureza, podem formar soluções, emulsões, ou mesmo uma lama. No caso do mais recente desastre ambiental, ocorrido em uma barragem em Mariana, no interior de Minas Gerais, o que vazou para o ambiente foi uma lama que percorreu cerca de 600 km até chegar ao mar, no litoral do Espírito Santo. Mesmo misturando-se à agua do Rio Doce e depois à agua do mar, os sedimentos não se separaram da água para se depositar no solo, provavelmente porque interagem com água. Com base no conhecimento de Química e considerando a região onde se originou o acidente, pode-se afirmar corretamente que os sedimentos são provenientes de uma região marcada por a) serras e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente areia e óxidos metálicos. b) planícies quaternárias com a presença de falésias vivas e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos. c) serras e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos. d) planícies quaternárias com a presença de falésias vivas e a lama contém majoritariamente areia e óxidos metálicos.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra c) serras e cristas do complexo Gnáissico-Magmático e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido em quem Minas Gerais predomina o relevo de mares de morros, de estrutura cristalina, sob clima tropical de altitude (chuvas concentradas no verão). E com o predomínio da decomposição do gnaissse e do granito, e com a concentração de óxido de ferro, é formada uma lama argilosa que atingiu o rio Doce e, por fim, o litoral do Espírito Santo.
Finalizando então, É sabido também que na região do Quadrilátero Ferrífero encontra-se serras e cristais do complexo Gnáissico-Magmático do Proterozóico, e por conta da ruptura da barragem na empresa mineração que explora a área, o material contém argila e óxidos metálicos.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
Letra b) planícies quaternárias com a presença de falésias vivas e a lama contém majoritariamente argila e óxidos metálicos.
Explicação: