As principais críticas a administração de acordo com Taylor
Soluções para a tarefa
Administração Científica
A administração científica é a ênfase que se têm nas tarefas, aplicando-se nos métodos da ciência quando ocorrem problemas administrativos, a fim de alcançar uma alta eficiência industrial. Os principais métodos utilizados ou aplicados na administração científica são: observação e medição.
Frederick Winslow Taylor
Taylor foi um Engenheiro Mecânico, e é considerado o fundador da teoria geral da administração (TGA). Ele liderou uma oficina mecânica, onde observou meticulosamente o trabalho dos trabalhadores encarregados de cortar metais.
A partir desta observação prática, Frederick W. Taylor extraiu a ideia de analisar o trabalho, decompondo-o em tarefas simples, cronometrando-as estritamente e exigindo que os trabalhadores executassem as tarefas necessárias no tempo estabelecido.
Padronização dos Métodos de Trabalho
A padronização dos métodos trabalho consiste na determinação e aplicação do método operativo ideal e na atribuição de tempos de execução corretos para executar uma tarefa, com os meios disponíveis.
O objetivo é, unificar os procedimentos de organizações que utilizam práticas diferentes para o mesmo processo. Assim é possível alcançar a composição que nada mais é do que a reutilização de um processo já estabelecido como um componente (ou subprocesso) de outro processo, que às vezes está em outro departamento ou setor da empresa.
Princípios da Administração Científica
A grande contribuição de Taylor foi ter proposto desenvolver uma ciência do trabalho e uma administração científica baseada nos seguintes princípios:
- Princípio do planejamento: Substituir a improvisação pela ciência, planejando o método.
- Princípio de preparação / planejamento: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas habilidades e prepará-los, treiná-los para produzir mais e melhor, de acordo com o método planejado.
- Princípio de controle: controlar o trabalho para certificar que está sendo executado de acordo com os padrões estabelecidos e de acordo com o plano planejado.
- Princípio da execução: distribuir claramente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja disciplinada.
As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:
A administração científica de Taylor foi duramente criticada porque foi considerada uma concepção mecanicista do homem, em outras palavras, homem-máquina (Chaplin); o trabalho era limitado em fábricas ou oficinas
Os incentivos oferecidos para motivar os trabalhadores eram estritamente econômicos; tinha uma abordagem de sistema fechado e uma abordagem incompleta para a organização. Não leva em conta o ambiente externo com o qual a empresa interage. Dentro de estas críticas se destacam:
a) Especialização extrema do operador
b) Visão microscópica do homem
c) Ausência de verificação física:
d) Limitação do campo de aplicação
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10998847
Dentre as principais críticas à Administração Científica (de Taylor), podemos citar:
1ª) Desconsideração do lado humano do trabalhador - na visão de Taylor, o trabalhador deve se esforçar para realizar um bom desempenho em cada etapa da linha de produção.
2ª) Insatisfação com o trabalho - isso ocorre porque o excesso de especialização faz com que o trabalhador tenha uma visão limitada de todo o processo produtivo.
3ª) Preocupação com a formalidade da organização - isso significa que os estudos de Taylor foram baseados apenas no aumento da produtividade. Nesse caso, não houve preocupação com os aspectos psicológicos e demais conflitos internos.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17430833
Mantenha-se firme na luta!