Como ocorreu a construção da primeira república brasileira?
Soluções para a tarefa
República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII. Apesar dos ideais e das revoltas buscarem a superação da monarquia, apenas no final do século XIX, com o fim do escravismo, as elites agrárias do país aceitaram organizar o Estado brasileiro nos moldes republicanos.
A oposição: isolamento monárquico
A construção da Primeira República Brasileira se deu em um contesto de isolamento monárquico. Isto é, não haviam mais grandes grupos de poder apoiando ao Imperador. A Aristocracia questionava as medidas econômicas e ainda sofria coma libertação dos escravos, os Militares estavam insatisfeitos com a ausência de poder político. A Igreja via-se limitada pelo poder centralizado.
Construindo a República
A história da proclamação da república: um resumo
A proclamação da república do Brasil foi um golpe político e militar, contra o Imperador Dom Pedro II, ocorrido formalmente em 15 de novembro de 1889. O local de aplicação de tal medida foi a Praça da República (atual), no Rio de Janeiro. Deodoro da Fonseca liderou os militares que destituíram o imperador de seus poderes, sob influência do positivismo.
Como ocorreu a proclamação da república?
A proclamação ocorreu através de uma movimentação militar pelas ruas cariocas, com a intenção de derrubar o Visconde de Ouro Preto, chefe do gabinete Imperial. Essa movimentação foi uma resposta aos rumores de que o governo havia mandado aprisionar políticos importantes da causa republicana.
Quartéis e palácios/prédios públicos foram ocupados, e o que era para ser um golpe local, transformou-se em uma Proclamação da República. Não houve violência deliberada, com exceção de tiros de alerta e um baleado, o Barão de Ladário.
A República e os Militares
A República proclamada ficou nas mãos dos militares. Floriano Peixoto e Marechal Deodoro da Fonseca assumiram o poder, sustentados sob o poder das armas, o que transformou os primeiros anos da república no que chamamos de República das Espadas.
Política e Movimentos Sociais
A ação de movimentos sociais dentro da política é uma parte fundamental da democracia, dado que muitas pessoas e grupos não tem seus interesses atendidos dentro das estruturas oficiais. Dessa forma, torna-se necessário organizar movimentos independentes que lutem por certas causas.
No caso da Proclamação da República, havia um movimento de positivistas e republicanos de diferentes ordens, buscando a superação do modelo centralizado na figura do Imperador, o que resultou na sua derrubada.
Canudos e Contestado: Resumo
Canudos
Movimento ocorrido entre 1896 e 1897, em que, liderados por Antônio Conselheiro, uma espécie de líder místico-religioso associado, de certa forma, ao catolicismo popular brasileiro, cerca de 25 mil pessoas associaram-se em uma comunidade que questionava o poder governamental e demonstrava apreço pela monarquia deposta.
O resultado foi uma série de ataques do governo central contra a comunidade, que era vista como suspeita e rebelde. Morreram mais de 20 mil pessoas, e apenas na quarta incursão é que os militares republicanos venceram.
Guerra: Contestado
Conflito ocorrido entre 1912 e 1916, motivado pela formação de uma comunidade místico-religiosa na região Sul do país. Essa comunidade foi liderada por José Maria de Santo Agostinho, e contava com mais de 10 mil pessoas.
Dentre os motivos, a desapropriação de diversos camponeses, que foram deslocados obrigatoriamente, para a construção de uma ferrovia. O resultado foi um total de mais de 20 mil pessoas mortas.
Em anexo, Dom Pedro II.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5519701