) A respeito dos condicionamentos clássico e operante, indique a alternativa que apresenta uma afirmativa correta: a) A extinção pode ser exemplificada pela situação em que o pequeno Albert, já com medo de ratos brancos, passou a apresentar medo de outros objetos peludos. b) A discriminação de estímulos ocorre quando dois estímulos são suficientemente semelhantes, de modo que discrimina as diferentes respostas provocadas por cada um. c) Quanto maior a semelhança entre dois estímulos, maior a probabilidade de generalização. d) A punição é uma boa estratégia de modificação de comportamento em longo prazo. e) Para ter mais chances de sucesso, a punição deve estar acompanhada de restrições físicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e)
No condicionamento operante, o reforçamento tem posição central.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
No condicionamento operante, o reforçamento tem posição central. O reforçamento é o processo que aumenta a probabilidade de que um comportamento seja repetido. Exemplos de reforçadores primários são comida e bebida. Exemplos de reforçadores secundários são dinheiro e prêmios. Um reforço positivo é um elemento adicionado ao ambiente que aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta. Um reforço negativo é um elemento retirado do ambiente que leva a um aumento da probabilidade de ocorrência da resposta.
Resposta:
C.
Quanto maior a semelhança entre dois estímulos, maior a probabilidade de generalização.
Explicação:
Quando o pequeno Albert, já com medo de ratos brancos, passou a apresentar medo de outros objetos peludos, ele estava apresentando um exemplo de generalização de resposta. Quanto maior a semelhança entre dois estímulos, maior a probabilidade de generalização. A discriminação de estímulos ocorre quando dois estímulos são suficientemente distintos, de modo que um evoca a resposta condicionada e o outro, não. A punição não é a melhor estratégia de modificação de comportamento em longo prazo. Para ter mais chances de sucesso, a punição deve estar acompanhada de informação sobre o que seria um comportamento alternativo mais adequado.