A cor da carne é um de seus principais atributosde qualidade; é o parâmetro que interfere na escolha doconsumidor no momento da comercialização. O teor demioglobina nos tecidos define a intensidade da cor e,para a carne bovina, o vermelho brilhante é a corapropriada. A figura abaixo mostra algumas das reaçõesquímicas que ocorrem com a mioglobina.A partir das informações e da figura apresentadas,conclui-se que a cor apropriada da carne bovina sedeve àA redução da oximioglobina, que se transforma emmetamioglobina.B oxidação da metamioglobina, que se transforma emdesoximioglobina.C oxigenação da mioglobina, que se transforma emoximioglobina.D desoxigenação da oximioglobina, que se transformaem desoximioglobina.E redução da mioglobina, que se transforma emoximioglobina.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Ao analisar uma carne que estamos a comprar em um supermercado ou açougue, costumamos observar sua coloração. A cor da carne é dada pela mioglobina, e as reações que a mioglobina tem como meio é que motivam sua alteração.
Quando a mioglobina é exposta ao oxigênio, o que ocorre é um processo de oxigenação. Quanto mais oxigênio, mais próximo do vermelho-brilhante a carne fica. Quanto menor a tensão de oxigênio sobre ela, mais próxima do vermelho-púrpura ela fica.
Contribuem também para a coloração da carne o pH e o processo de descongelamento, por exemplo.
Assim, é correto o que se diz em:
C. oxigenação da mioglobina, que se transforma e moximioglobina.
Perguntas interessantes