5 em quais quadrinhos foram usados anomatopeia.
a) transcreva os anomatopeia
b) que sons elas sugerem
6 os enquadramento é um recurso importante para os quadrinistas.
a) no segundo quadrinho enquadramento permite ver apenas Cebolinha e o coelhinho o leitor consegue saber o que está se passando por quê ?
b) não sei estou quadrinho e um pagamento mostra Mônica Cebolinha e o cartaz o leitor consegue perceber claramente o que está acontecendo ?justifique
c) descreva agora o enquadramento do último quadro e identifique o efeito dele
7 tanto a HQ de Fernando gonsales quanto a de Samanta floor comunicam-se com obras de outros artistas .
a) elas podem ser consideradas imitações explique sua resposta ?
b) é comum sentimos fazer quando percebemos que a obra que Estamos conhecendo conversa com outras e que fomos capazes de conhecer Isso você já viveu essa experiência conte como foi ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
2a. Quando ofendida, Mônica
reage de maneira agressiva,
usando seu coelhinho de pelúcia para acertar Cebolinha;
mas, quando pensa ter sido
injusta, reconhece isso e pede
desculpas.
1. Os personagens, que são inspirados nas
HQs de Mauricio de Sousa, e a situação
narrativa, embasada no conflito entre
Cebolinha e Mônica.
Seu hábito de perturbar Mônica pelas características físicas dela.
Fala aí! – Ajude os alunos a
notar que há dois tipos de
violência: a emocional, já que
Mônica é vítima de bullying, e
a física, pois ela reage sempre
com brutalidade, sem usar a
inteligência para resolver os
conflitos. Leve-os a perceber
que não é preciso rejeitar os
personagens de Mauricio de
Sousa, mas que devem considerar que o tipo de conflito que
sustenta as narrativas reflete
um contexto antigo, que não
deveria mais fazer sentido no
século XXI.
77
Da observação para a teoria
77
Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
As histórias em quadrinhos, em geral, têm o objetivo de divertir o leitor
por meio de narrativas engraçadas ou aventuras de heróis. Elas também podem
ter uma função didática, quando são usadas para transmitir ensinamentos
(como ocorre em material que divulga campanhas de vacinação, por exemplo)
ou estimular reflexões.
Muitas HQs têm publicação diária ou semanal e circulam inicialmente em
jornais, revistas e sites. Depois, podem ser transformadas em livros, como
ocorreu com as tiras de Fernando Gonsales.
REPRODUÇÃO
3 Observe o uso da linguagem não verbal nos quadrinhos.
a) O que as linhas que aparecem junto do coelhinho da Mônica no
segundo quadrinho indicam?
b) Em que outro quadrinho foi empregado um recurso semelhante?
Descreva-o e explique a ideia que ele traduz.
c) Observe agora a expressão facial e corporal de Mônica. Que sentimentos ela revela no quarto quadrinho? E no quinto? Como eles
foram expressos?
d) Que sentimento é revelado pela expressão de Cebolinha nos dois
quadrinhos finais?
e) No terceiro quadrinho, que recurso da tirinha demonstra que
Cebolinha sente dor?
4 A maioria das HQs apresenta cenário simplificado e personagens
desenhados com traços básicos.
a) Onde estão os personagens?
b) Como esse ambiente foi representado?
5 Em alguns quadrinhos foram usadas onomatopeias.
a) Transcreva as onomatopeias.
b) Que sons elas sugerem?
6 O enquadramento é um recurso importante para os quadrinistas.
a) No segundo quadrinho, o enquadramento permite ver apenas
Cebolinha e o coelhinho. O leitor consegue saber o que está se
passando? Por quê?
b) No sexto quadrinho, o enquadramento mostra Mônica, Cebolinha
e o cartaz. O leitor consegue perceber claramente o que está acontecendo? Justifique.
c) Descreva agora o enquadramento do último quadro e identifique o
efeito dele.
7 Tanto a HQ de Fernando Gonsales quanto a de Samanta Flôor
comunicam-se com obras de outros artistas.
a) Elas podem ser consideradas imitações? Explique sua resposta.
b) É comum sentirmos prazer quando percebemos que a obra que
estamos conhecendo conversa com outra e que fomos capazes de
reconhecer isso. Você já viveu essa experiência? Conte como foi.
As onomatopeias
são representações de
sons ou ruídos do ambiente, como bum! para
representar um estouro
ou nhac! para indicar
uma mordida.
Lembra?
3a. As linhas indicam o movimento
realizado, sugerindo que o coelhinho foi arremessado.
3b. No quadrinho 8, as linhas em
espiral sugerem que Mônica está
girando o coelhinho.
3c. No quarto quadrinho, a expressão de Mônica revela surpresa,
expressa pelos olhos arregalados,
a boca aberta e o corpo inclinado
para a frente. No quinto, revela
constrangimento, vergonha, expressos pela cabeça baixa e pelos
olhos voltados para o chão. Medo.
O desenho de uma estrelinha e da mão de Cebolinha
Em uma área externa,
com casas ao redor.
Com um contorno que representa janela, paredes e telhado de casas, nuvens no céu e grama no chão.
Pimba!; flop!
Pimba!: pancada; flop!: cartaz se soltando.
Provavelmente consegue, já que o fato de Mônica dar
“coelhadas” quando irritada é bastante conhecido pelos leitores.
Sim, o leitor vê que um cartaz
cai no rosto de Cebolinha.
no local atingido pelo coelhinho.
7a. Resposta pessoal. Espera-se
que os alunos constatem que não,
reconhecendo que há uma apropriação marcada por modificações
que indicam autoria.
7b. Resposta pessoal.
6c. O quadrinho apresenta um
enquadramento maior que o das
cenas anteriores. É nele que o leitor
consegue enxergar o muro com a
homenagem a Mauricio de Sousa
e, ao mesmo tempo, o que Cebolinha havia escrito para importunar
Mônica. Seu efeito é de surpresa
Explicação:
Resposta:
a)pimba!, flop! b) de batida e de papel rasgado 6- a) sim. pelas linhas e pela onomatopeia b)SIM. pela expressão da Mônica quando o papel rasga e pela boca do cebolinha c)no rasgado que o papel revelou.