4) Uma barra de ferro homogênea é aquecida de 15°C até 60°C. Sabendo-se que a barra a 10°C tem um
comprimento igual a 5 me que o coeficiente da dilatação linear do ferro é igual 1,2 x 10°C. podemos
afirmar que a variação de dilatação ocorrida e o comprimento final da barra foram de:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.
Calorimetria
A dilatação superficial depende do coeficiente de dilatação superficial. Esse coeficiente, cuja unidade é o ºC-1, é uma característica de cada tipo de material, mas guarda uma relação de proporcionalidade com o coeficiente de dilatação linear:
β — coeficiente de dilatação superficial (ºC-1)
α — coeficiente de dilatação linear (ºC-1)
Podemos entender essa relação se visualizarmos que na dilatação superficial ocorrem duas dilatações lineares: uma para o comprimento e outra para a altura do corpo. É importante ressaltar que a relação mostrada anteriormente é valida somente para corpos formados por substâncias puras e homogêneas.
Fórmula
Confira a fórmula que é utilizada para calcular o módulo da dilatação superficial — a variação de área sofrida por algum corpo quando é aquecido.
ΔS — dilatação da área (m²)
S0 — área inicial (m²)
β — coeficiente de dilatação superficial (ºC-1)
ΔT — variação de temperatura (ºC)
Além dessa forma, podemos calcular a dilatação superficial de outra maneira, de modo a encontrarmos diretamente qual é a área final do corpo, confira:
S — área final (m²)