Biologia, perguntado por giovanapathelo8io, 1 ano atrás

1.Uma mulher normal compai daltônico casou-se com um homem normal, e seu primeiro filho, um menino,tinha hemofilia. Tanto o daltonismo quanto a hemofilia são devidos a mutaçõesrecessivas ligadas ao X, e os genes relevantes são separados por 10 cM. Essecasal planeja ter um segundo filho (menino). a) Qual a probabilidade de que eletenha apenas hemofilia? b) E apenas daltonismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Torres7
7
Se o pai da mulher tem daltonismo significa que ela tem um alelo recessivo do daltonismo ou seja seus genes são Aa, onde "A" é o gene normal e "a" o gene que causa a doença.
Dá pra perceber que o marido porta um alelo de hemofilia, oou seja o seus genes são Aa, "Aé o alelo normal e o "a" é o alelo portador de hemofilia

Agora vejamos

Aa (mãe)
Aa (pai)

fazemos o cruzamento onde se pega um alelo do pai e um da mãe

1º filho: AA
2ºfilho: Aa
3º filho: Aa
4º filho: aa

se cada filho representa 25% de chance da junção desses alelos, logo temos, que tem-se a chance de ter um filho com hemofilia e daltonismo.
Para o filho nascer apenas com uma das doenças será impossível, pois o alelo que rege as doenças são recessivos, logo ele apenas herda a característica, mas não desenvolve.
Perguntas interessantes