Sociologia, perguntado por Iraimilatstgiu, 1 ano atrás

vimos algumas teorias sobre meio ambiente. quais sao os aspectos mais revelantes das teorias de antonio candido e vandana shiva para pensar a relacao entre modernizaçao e meio ambiente? que conceitos esses autores utlizaram para sua analise?

Soluções para a tarefa

Respondido por Blacknerd
3
Os aspctos de Antonio Candido e Florestan Fernandes trabalharam juntos na organização do Departamento de Sociologia e foi devido ao esforço de ambos que a sociologia acadêmica tomou a direção institucional que acabou se consolidando. Referências mútuas são freqüentemente encontradas em seus trabalhos, onde se evidencia a grande admiração que nutrem um pelo outro, o que não impede, contudo, que veladas críticas apareçam.
Se Florestan diz que Antonio Candido, dois anos mais velho que ele; era uma "espécie de Mário de Andrade" entre (os colegas ) , Antonio Candido diz que Florestan "é o grande modelo de cientista social que eu conheço". Em termos de auto-avaliação, Antonio Candido se vê mais como um. ensaísta que tenta, repete e chega a uma conclusão assim que os dados se mostram coerentes. Florestan, não. "Florestan não se satisfaz com meias medidas".
Institucionalmente, Antonio Candido reconhece ter sido muito contestado na Faculdade de Filosofia pelo grupo que se formou à sombra de Florestan. Pelo contraste das duas linhas de trabalho - Florestan procurando dar um cunho científico à sociologia -, não o surpreende ser considerado "um ensaísta antropológico de tipo bucólico" .
Apesar das diferenças, ambos nutrem uma profunda amizade um pelo outro, em parte por partilharem ideais comuns. Na visão de Antonio Candido, atritos eventuais são de menos importância, já que uma enorme tranqüilidade rege a relação entre os dois. Ele relembra que ambos lutaram anos para incorporar nos seus trabalhos acadêmicos uma visão dinâmica que refletisse suas preocupações sociais. Mas, como divergem em temperamento - "eu sou muito cético; e ele é muito crente" -, as soluções encontradas foram diferentes. Antonio Candido resolveu o problema fazendo estudos de literatura, em que a vida da sociedade se combina e entra na manifestação estética; Florestan, com os trabalhos sobre desenvolvimento, classes sociais, América Latina, segue uma via explicitamente mais política. Neste fim dos anos 80, essas observações podem ser confirmadas contrastando-se o professor aposentado sempre convidado para fazer palestras concorridas com a atuação do deputado constituinte.
Perguntas interessantes