UNICAMP-SP) A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. (ARNAUT, Luiz: LOPES. Ana Mônica. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida. 2005. p. 29-30. (adaptado).)
Sobre a presença islâmica na África é correto afirmar que:
a) O princípio religioso do esforço de conversão, o jihad, foi marcado pela violência no norte da África e pela aceitação do islamismo em todo o continente africano.
b) Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.
c) A expansão do islamismo na África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as cren ças religiosas tradicionais do continente.
d) O islamismo é a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida imperialista do século XIX.
Soluções para a tarefa
A interação entre árabes e africanos se deu principalmente por meio do comércio e são anteriores ao surgimento do islamismo, por isso a alternativa correta é a letra B.
Interação entre árabes e africanos
A presença dos árabes no continente africano teve início pela região do norte da África, desde a Antiguidade. O Egito e Marrocos são países que podem servir de exemplo da forte presença árabe e atualmente do islamismo na África.
Durante a Antiguidade, as guerras entre povos e comércio levaram a instalação de árabes no norte da África, como exemplo no período da escravidão de hebreus no Egito. O islamismo também se difundiu na África principalmente por meio do comércio e não necessariamente pelas "Jihad".
Aprenda mais sobre os árabes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22777042
#SPJ3
Em relação aos povos do Islã na África, a opção correta é a alternativa B: " Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo."
O Islã foi introduzido na África por comerciantes e missionários árabes que viajavam do Oriente Médio para a África Ocidental. A disseminação do Islã foi facilitada pela expansão das rotas comerciais, o que levou ao aumento do contato entre diferentes culturas e também criou uma nova fonte de riqueza para os comerciantes africanos.
Qual foi o impacto das relações entre árabes e africanos?
- O impacto das relações árabe-africanas no mundo tem sido significativo. Os árabes e africanos trouxeram diferentes culturas, religiões e línguas para o mundo;
- Esses dois grupos também tiveram relações comerciais significativas nos séculos passados.
Portanto, algumas das maneiras pelas quais árabes e africanos interagiam antes da ascensão do Islã eram por meio do comércio, intercâmbio cultural e guerra.
Saiba mais sobre as introdução do Islamismo na África em: https://brainly.com.br/tarefa/11484785
#SPJ3