História, perguntado por lizianedossanto662, 1 ano atrás

[...] Na África tradicional a concepção de mundo é uma concepção de relação de forças naturais, sobrenaturais, humanas e cósmicas. Tudo que está presente para o Homem tem uma força relativa à força humana, que é o princípio da "força vital”, ou do axé — expressão iorubá usada no Brasil. As árvores, as pedras, as montanhas, os astros e planetas exercem influência sobre a Terra e a vida dos humanos, e vice-versa. [...] As preces e orações feitas a uma árvore, antes de ela ser derrubada, era uma atitude simbólica de respeito à existência daquela árvore, e não a manifestação de uma crença de que ela tinha um espírito como o dos humanos. Ainda que se diga de um "espírito da árvore”, trata-se de uma força da Natureza, própria dos vegetais, e mais especificamente das árvores. Assim, os humanos e os animais, os vegetais e os minerais enquadravam-se dentro de uma hierarquia de forças, necessária à Vida, passí­ veis de serem manipuladas apenas pelo Homem. Isso, aliás, contrasta com a ideia de que os povos africanos mantinham-se sujeitos às forças naturais, e, portanto, sem cultura. (...) Esses elementos filosóficos podem ser vistos expressados graficamente nas decorações de superfície de esculturas, na tecelagem e no trançado, e na própria arquitetura, através de figuras geométricas (zigue-zagues, linhas onduladas, espirais — contínuas e infinitas), de figuras zoomorfas (cobras, lagartos, tartarugas — que, além de sua forma, estão associadas à ideia de vitalidade e longevidade). Trata-se de uma linguagem gráfica simbólica, equivalente a da figura antropomórfica em estátuas e estatuetas, onde se ressaltam cabeça, mãos e pés, seios, ventre, órgãos sexuais (todos considerados, de um modo geral, centros de força vitais). Elas expressam, do mesmo modo que os grafismos, aspectos relacionados ao tema da reprodução humana e à capacidade de produção do conhecimento necessário à perpetuação da espécie humana, mesmo que, individualmente, venham a desempenhar funções e a expressar significados específicos. Temas como a fertilidade da mulher e fecundidade dos campos são frequentes e quase que indissociáveis na expressão artística, estabelecendo a relação entre a abundância de alimento e a multiplicação da prole, um fator concreto em sociedades agrárias. O tema do duplo remete à relação de fatores complementares ou antagônicos (dia-noite, homem-mulher). Todas essas formas gráficas e representativas são um recurso para apresentar, sob forma material, um conjunto de idéias sobre a existência concebida visando ao equilíbrio e à perpetuação biológica e espiritual do grupo social.
(SALUM. Marta Heloísa Leuba. África: culturas e sociedades. Arte africana. Disponível em:
. Acesso em: 18 set. 2015.
)

a) Explique, com suas palavras, a concepção de mundo da África tradicional.
b) Qual é a relação entre os elementos da natureza e o “Homem” na cultura africana tradicional?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
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a) A África tradicional acreditava que todo o mundo era uma arquitetura de forças vitais: naturais, sobrenaturais, humanas e cósmicas. Com o poder de manipulá-las, o homem. As configurações eram ainda complementares, formando-se duplos e associações (dia-noite, prosperidade da terra-multiplicação da prole).

b) O homem acredita que todas as coisas naturais exercem influência sobre a vida na Terra, e é ele a força capaz de manipular as esferas de axé. 
Respondido por henrique536564
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Explicação:

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