Uma adolescente com 13 anos de idade participa,desde os seus nove anos, de atividades de teatroe canto coral desenvolvidas pela prefeitura domunicípio em que vive. Tanto no teatro quanto nocoral, sempre se destacou por sua facilidade em seexpressar, embora apresentasse uma voz rouca nafala, notada pelo regente do coral. Ultimamente,ela começou a sentir dificuldades no canto, comoincapacidade para emitir os sons mais agudose "quebras" na voz; além disso, devido ao seuaumento de peso, tem evitado papéis de destaqueno teatro. Comenta que não percebe mudançasna sua voz falada, mas conta que, quando fala aotelefone, as pessoas a confundem com sua mãe.Considerando o caso descrito, avalie as asserções aseguir e a relação proposta entre elas.I. As atividades de promoção de arte e culturadurante o processo de crescimento dosindivíduos são válidas para o desenvolvimentoda comunicação infantil, e o fonoaudiólogodeve participar de projetos dessa naturezacom o objetivo de promover a saúde vocaldos sujeitos envolvidos e prestar assistênciaàs crianças que começarem a apresentaralterações vocais ou de comunicação.PORQUEII. As atividades de teatro e de canto coralpromovem o abuso vocal; portanto, se adisfonia funcional apresentada pela alunativesse sido tratada quando ela era maisnova, não teria evoluído para seu agravo naadolescência.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Letra C.
A questão aborda aspectos clínicos que devem ser considerados, visto que a paciente trata-se de uma adolescente em provável mudança vocal e provavelmente, com alterações estruturais mínimas em cobertura das pregas vocais, além de um quadro de desenvolvimento de voz profissional cantada.
Dessa forma, ocorre a precisão de uso de uma técnica vocal mais adequada, além da presença de abusos que ocorreram no ato de cantar.
Bons estudos!
Perguntas interessantes