A solicitação de avaliação fonoaudiológica em UTIneonatal para início da transição da alimentaçãopara via oral em prematuros, deve observar algunscritérios, como estabilidade clínica, manutençãoestável de saturação de oxigênio e aceitação dadieta enteral.Considerando esse contexto, avalie as afirmaçõesa seguir.I. O termo disfagia funcional é adequado àdescrição do quadro de prematuridade, poiso que ocorre é uma imaturidade de carátertransitório.II. O estímulo digital oferecido com dedoenluvado favorece a adequação do padrãoe da força de sucção do prematuro, alémdo controle oral de volume de alimentointroduzido.III. A transição para via oral pode ser feitadiretamente no seio materno, com o apoiode técnicas de relactação ou pelo uso deutensílios.É correto o que se afirma emA II, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D I e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa D está correta, pois as afirmativas I e III são verdadeiras em relação ao procedimentos descritos!
1) Para responder o problema proposto, devemos ter em mente que o controle oral de volume de alimento introduzido não está vinculado ao estímulo digital, que de fato objetiva um ganho do padrão e força de sucção.
2) Vale ressaltar que o estímulo digital têm como inicio a fase pré-oral, quando naço existe a necessidade de utilização dos reflexos orais ante os estímulos oferecidos e quando não há oferta de volume via oral.
3) Assim, o controle oral de volume de alimento vai depender exclusivamente do processo inicial de de glutição e toda a coordenação adquirida. Em alguns casos a utilização do seio matermo facilita o processo inicial.
4) Por fim, analisando as afirmativas, teremos:
I) O termo disfagia funcional é adequado à descrição do quadro de prematuridade, pois o que ocorre é uma imaturidade de caráter transitório. VERDADEIRO, lembrando que a fase de transição é apenas uma etapa de iniciação de alimentação para prematuros a qual se desenvolve de modo mais lento.
II) O estímulo digital oferecido com dedo enluvado favorece a adequação do padrão e da força de sucção do prematuro, além do controle oral de volume de alimento introduzido. FALSO, pois esse procedimento apenas desenvolve o atoa inicia de sução, ou seja, cria um estímulo.
III) A transição para via oral pode ser feita diretamente no seio materno, com o apoio de técnicas de relactação ou pelo uso de utensílios. VERDADEIRO, lembrando que o seio materno deve ser o foco principal da relactação. Assim, realizando o estímulo diretamente no seio materno pode criar uma agilidade de iniciação da pratica de alimentação via oral.