Um lactente de 2 meses é admitido em uma enfermaria pediátrica com quadro de vômitos repetidos e desidratação. Ospais negam febre ou outros sintomas, mas referem que o filho tem vômitos pós-alimentares há 1 mês. Ao exame físico, acriança apresenta-se desidratada de algum grau, hipoativa e é possível perceber pequena tumoração à palpaçãoabdominal do epigástrio. Diante deste quadro, a hipótese diagnóstica mais provável, o exame complementar maisadequado e o tratamento são, respectivamente:(A) estenose hipertrófica do piloro; endoscopia; jejum e descompressão gástrica.(B) pâncreas anular; colangiopancreatografia; jejum e descompressão gástrica.(C) estenose hipertrófica do piloro; ultra-sonografia de abdome; tratamento cirúrgico.(D) estenose hipertrófica do piloro; pHmetria; jejum e descompressão gástrica.(E) pâncreas anular; pHmetria e tratamento cirúrgico.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa C) apresenta o exame complementar mais adequado e o tratamento.
A estenose hipertrófica do piloro é o provável problema do paciente, essa doença pode ser diagnosticada por ultrassonografia.
O ultrassom usa ondas sonoras que são emitidas e captadas pelos cristais piezoelétricos no transdutor do ultrassom, permitindo que o aparelho analise essas ondas que voltam, é possível gerar imagens de estruturas internas dos pacientes.
O ultrassom é usado em todo o corpo, exceto em tecido ósseo, cartilaginoso ou em tecido rico em gás.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás