Mãe leva o seu filho de 5 anos a consulta ambulatorial na Unidade Básica de Saúde, queixando-se que o mesmo estariamuito baixo. Refere que o menino é o menor entre os amiguinhos. A criança não apresenta antecedentes mórbidossignificativos. Ao exame físico, observa-se que o menor é clinicamente normal e encontra-se no percentil 10 para aidade. O pai e a mãe têm estaturas de 1,72 m e 1,60 m, respectivamente. A melhor conduta a ser adotada nestemomento é(A) encaminhar o caso para um endocrinologista pediátrico, para avaliação e seguimento.(B) iniciar a investigação de baixa estatura com a realização de dosagem de hormônio de crescimento (GH) basal.(C) realizar prova terapêutica com GH por um período de 3 meses e reavaliar a curva de crescimento.(D) realizar exame de idade óssea, para descartar hipopituitarismo.(E) tranquilizar a mãe, pois a criança encontra-se nos limites de normalidade.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa E) apresenta a conduta medica a ser adotada pelos profissionais da saúde.
É importante manter a mãe tranquila, tendo em mente que a criança está nos limites da normalidade, o que não caracteriza necessariamente um problema clinico.
A normalidade é dada através de um conjunto de parâmetros, caso alguns deles estejam abaixo da normalidade, provavelmente está ocorrendo um processo patológico.
Porém, nenhum profissional da saúde deve pautar seu diagnostico unicamente em um parâmetro.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás