ENEM, perguntado por dilmaerai2509, 1 ano atrás

Um homem de 75 anos, com quadro demencial avançado e câncer de próstata com metástases vertebrais, é trazido aoambulatório médico. Os familiares relatam que há 5 dias diminuiu muito a ingesta alimentar, tem apresentado febre enotaram urina turva e de odor fétido. Foi orquiectomizado há 6 anos, recebe analgésicos comuns eventualmente, alémde medicação anti-hipertensiva e haloperidol quando tem agitação. Dosagens recentes de PSA e cálcio são normais. Oexame mostra um paciente que não contactua nem reconhece as pessoas, está emagrecido e levemente edemaciado,desidratado, taquicárdico, febril, com pressão arterial de 89 × 60 mmHg. Os familiares queixam-se das dificuldades quetêm para mantê-lo bem cuidado e solicitam internação definitiva em um hospital de cuidados paliativos. Não há previsãode vaga nesse tipo de hospital. A conduta médica mais adequada é(A) explicar que se trata de uma intercorrência infecciosa, mas que, diante do quadro demencial avançado, não hásentido em iniciar antibiótico; indicar uma internação rápida apenas para hidratação parenteral e, em seguida,encaminhar o paciente para casa.(B) concordar com a internação definitiva, esclarecer que, diante do quadro neoplásico avançado, não há sentido emintroduzir qualquer cuidado adicional e encaminhá-lo para espera da vaga hospitalar em casa.(C) concordar com a internação definitiva, providenciar sonda nasoenteral para hidratação e alimentação e deixar opaciente aguardar a vaga hospitalar em casa.(D) concordar com a internação definitiva, providenciar sonda nasoenteral para hidratação, alimentação e administraçãode antibiótico e deixar o paciente aguardar a vaga hospitalar em casa.(E) explicar que se trata de uma intercorrência infecciosa de gravidade relativa que requer internação, provavelmentebreve, para hidratação e antibioticoterapia parenterais, e que, após esse período, deverá voltar para casa com oscuidados habituais.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa E) apresenta a conduta médica mais adequada.

O medico deve explicar para os responsáveis sobre o caso do paciente, e que a é uma infecção de gravidade relativa, ainda considerando as condições do paciente e a sua idade.

É importante que o paciente seja internado para ser monitorado, hidratado e para que receba os antibióticos por via parenteral, e só após ser tratado ele poderá voltar para o seu lar.

É importante que o paciente seja sempre monitorado, tendo em mente a sua idade e o estado de demência.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes