Num plantão noturno de pronto-socorro, são admitidos três pacientes com quadro súbito de diminuição da consciência.− Paciente 1: homem de 65 anos, hipertenso com tratamento irregular. A família relata quadro agudo de cefaléia,náusea, vômito e provavelmente um episódio de convulsão tônico-clônica. Está comatoso, com hemiplegia esquerdae pressão arterial de 190 × 160 mmHg.− Paciente 2: mulher de 30 anos, sem antecedentes mórbidos, com quadro súbito de cefaléia holocraniana de forteintensidade, acompanhada de náusea. Está sonolenta, sem déficit motor, com sinais de irritação meníngea epressão arterial de 140 × 90 mmHg.− Paciente 3: homem de 50 anos, diabético, tabagista, com antecedente de febre reumática e com fibrilação atrial hápelo menos 12 meses. Está sonolento, com hemiparesia esquerda e pressão arterial de 150 × 100 mmHg.São realizadas tomografias computadorizadas dos 3 pacientes, expostas abaixo:É mais provável que as imagens I, II e III correspondam, respectivamente, aos pacientes(A) 3, 2 e 1(B) 3, 1 e 2(C) 2, 3 e 1(D) 2, 1 e 3(E) 1, 2 e 3
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É provável que as imagens I, II e III correspondam, respectivamente, aos pacientes 3, 1 e 2. Letra B.
A questão apresenta três tomografias computadorizadas do encéfalo, sem utilização de contraste iodado, visando a correlação com três quadros clínicos neurológicos, que se caracterizam por serem compatíveis com acidente vascular cerebral encefálico (AVE).
O paciente 1 apresenta um quadro típico de AVE hemorrágico e sinais compatíveis com síndrome de hipertensão intracraniana. O paciente 2 apresenta história pregressa de doença neurológica. E o paciente 3 apresenta diversa causas de doença vascular.
Bons estudos!
Perguntas interessantes