ENEM, perguntado por Rafaelszpereira5419, 1 ano atrás

Homem de 55 anos está em acompanhamento no Programa de Saúde da Família. É diabético há vários anos e comoviveu em diversas cidades fez até agora tratamento irregular. Nega etilismo e tabagismo, é sedentário e tem 2 irmãosdiabéticos. Tem antecedentes de cirurgia de catarata e revascularização miocárdica. Interconsultas recentes comneurologista e oftalmologista revelaram neuropatia periférica em "bota e luva" e microaneurismas retinianos. O examefísico mostra índice de massa corpórea de 33 kg/m2, PA de 160 × 100 mmHg, circunferência abdominal de 110 cm ediminuição de pulsos pediosos. Laboratorialmente, detecta-se glicemia de jejum de 155 mg/dL, hemoglobina glicada de8,5%, triglicérides de 320 mg/dL e microalbuminúria de 200 mg/dia. Ao discutir o caso com alunos de graduação de umafaculdade de medicina que têm estágio didático nesta unidade, o médico explicou que na fisiopatologia das inúmerascomplicações apresentadas por este paciente é provável o encontro de HDL-colesterol (em mg/dL)(A) superior a 40 e apoptose de células beta do pâncreas.(B) inferior a 40 e aumento da conversão de sorbitol em glicose.(C) inferior a 40 e resistência à ação da insulina nos tecidos muscular, adiposo e hepático.(D) superior a 40 e aumento do nível sérico de insulina.(E) inferior a 40 e bloqueio da via de aldose redutase.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa C) apresenta o possui nível de HDL encontrado no paciente.

O paciente terá, provavelmente, um HLD inferior a 40 e uma certa resistência a ação da insulina nos tecidos musculares, adiposo e hepático.

O HDL é o colesterol bom, ele deve estar acima de 40, porém, é bastante raro que as pessoas tenham um HDL tão alto.

A resistência a insulina é a necessidade do pâncreas produzir muito insulina para mandar a glicose para dentro da célula, geralmente a resistência aumenta quando o consumo de glicose aumenta.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes