Um espaço formal de educação, segundo a LDB 9394/96, é o espaço físico organizado e planejado para os processos educativos e formativos, tendo toda sua estrutura voltada para o ensino e para a aprendizagem.
Soluções para a tarefa
A educação formal vai além do espaço físico, ela envolve aspectos próprios da organização escolar, como método, recursos e características específicas à cultura da escola. ( Alternativa C)
A educação formal não envolve apenas o espaço físico considerado a sala de aula, visto que a educação não tem um lugar fixo para ser propagada.
Todavia, deve-se impor aspectos formais a fim de melhor direcionar e livrar a educação de possíveis interferências que possam existir, de forma a distorcer o processo de ensino e aprendizagem, logo, se faz necessário a educação formal.
Segue as alternativa que estão faltando:
a )
a educação formal trata das formalidades do processo de ensino-aprendizagem, estabelecidas conforme legislação e, desta forma, não pode ocorrer fora da sala de aula.
b )
a educação formal vai além do espaço físico da escola, pois pode ocorrer em diferentes espaços, como praças públicas, cinemas, parques etc.
c )
a educação formal vai além do espaço físico. ela envolve aspectos próprios da organização escolar, como método, recursos e características específicas à cultura da escola.
d )
a educação formal ocorre apenas na sala de aula, pois é onde se dá o vínculo professor-aluno, primordial no processo de ensino-aprendizagem.
e )
a educação formal diz respeito à formalidade necessária com que o professor trabalha os conteúdos curriculares, podendo, entretanto, ocorrer em ambientes diversos e fora da escola.
Resposta: A educação formal vai além do espaço físico. Ela envolve aspectos próprios da organização escolar, como método, recursos e características específicas à cultura da escola.
Explicação: Vejamos quais as diferenças entre espaço formal e espaço não formal de educação. Uma definição um tanto simplista diz respeito ao entendimento de espaço físico, que, nesse caso, remete ao espaço escolar. É a escola propriamente dita, regulamentada por legislação específica e organizada de acordo com a Lei n. 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (JACOBUCCI, 2008). Trata-se do espaço físico organizado e planejado para os processos educativos e formativos, tendo toda a sua estrutura voltada ao ensino e à aprendizagem. No entanto, é preciso considerar que a definição formal de educação vai além do espaço físico, pois também envolve aspectos próprios da organização escolar, como método, recursos e a cultura da escola. Esses são resultados de padrões estabelecidos para o processo de educação formal.