Geografia, perguntado por adcarolina462, 1 ano atrás

(UFSCar-SP) Se nem todas as grandes crises econômicas, como a atual, que periodicamente acometem o capitalismo, levam a uma transformação no seu funcionamento, todas as grandes transformações pelas quais ele passou foram desencadeadas por uma grande crise. Situe historicamente e explique as crises que levaram ao chamado capitalismo

a) com participação estatal (keynesiano).
b) desregulado (neoliberal).

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
10
Olá!

a) o capitalismo com a participação estatal, também chamado de "capitalismo keynesiano" na visão de Maynard Keynes, é o modelo de capitalismo onde o estado intervém na economia quando acredita necessário; ele surgiu em decorrência da crise financeira de 1929.

O modelo keynesiano foi introduzido pelo descontrole do capitalismo, e conta com a visão de que o estado deve agir como regulador e intervir na economia quando necessário. A solução keynesiana para a crise de 1929 foi o New Deal, um programa que buscou e alcançou a recuperação econômica nos EUA, tendo sido implantado no ano de 1934.

Um dos pontos principais da política keynesiana é a criação e a manutenção do pleno emprego.

b) o capitalismo neoliberal, também chamado de capitalismo desregulamentado, acredita que o estado não deve interferir na economia, e que as crises serão solucionadas pelo próprio mercado, através da lei da oferta e da demanda.

Para os neoliberais, o mercado é capaz de se autorregular.

O neoliberalismo surgiu, ou ressurgiu (como preferir), na década de 1970, tendo os EUA e a Grã-bretanha os principais incentivadores. Ele aconteceu após a notória crise do petróleo, que abalou o modelo vigorante de capitalismo da época.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes