Química, perguntado por anabialara2180, 10 meses atrás

(UDESC 2016/2)Analisando a estrutura da molécula de epinefrina, é incorreto afirmar que:A) o átomo de nitrogênio está ligado a dois carbonos de configuração sp3.B) apresenta ligações covalentes polares e apolares, em sua estrutura.C) os três átomos de oxigênio estão ligados a carbonos e hidrogênios por meio de ligações covalentes polares.D) possui 17 ligações sigma (σ) e três ligações pi (π).E) suas moléculas podem formar ligações de hidrogênio entre si.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
18

Olá,

A adrenalina, também chamada de Epinefrina, trata-se de um hormônio produzido pelo corpo quando ele sente a necessidade de grande preparação, seja para ações como a luta, a fuga e acontecimentos de grande impacto na vida do ser vivo. A fórmula quinica da Epinefrina é C9H13NO3.

Analisando a estrutura da epinefrina, percebe-se que o nitrogênio é ligado a dois átomos sp³ (A). Além disso, em sua estrutura observa-se ligações tanto apolares quanto polares (B). Há ligações covalentes polares que ligam os átomos de O2 ao CO2 e nitrogênio (C). Por fim, constata-se que em as moléculas da epinefrina podem estabelecer ligações de H entre elas.

Só resta a alternativa D, que é uma afirmação falsa e a nossa resposta.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes