Química, perguntado por DIEGODELTA4198, 1 ano atrás

(UDESC 2016/2)A molécula de epinefrina foi primeiramente isolada em sua forma pura em 1897 e sua estrutura foi determinada em 1901. Ela é produzida na glândula adrenal (daí vem o seu nome usual, adrenalina) como um único enantiômero.Analise as proposições em relação à molécula de epinefrina.I. Possui seis carbonos com a configuração sp e três com configuração sp3.II. A fórmula molecular é C9H13NO3.III. Apresenta somente um carbono assimétrico.IV. Apresenta as funções amida, álcool e fenol.Assinale a alternativa correta.A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.B) Somente a afirmativa II é verdadeira.C) Somente a afirmativa III é verdadeira.D) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
7

Olá,

Epinefrina, popularmente conhecida como adrenalina, trata-se de um hormônio produzido pelo corpo quando ele sente a necessidade de grande preparação, seja para ações como a luta, a fuga e acontecimentos de grande impacto na vida do ser vivo. A fórmula quinica da Epinefrina é C9H13NO3.

Analisando as afirmações, temos a I como incorreta, já que a configuração está equivocada. Em II: Verdadeiro, pois sua fórmula é de fato C9H13NO3 como mencionada anteriormente.

III. Verdadeiro. As funções orgânicas da adrenalina são, respectivamente, amida, álcool e fenol.

É correta a Alternativa A) Somente II e III são verdadeiras.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes