Biologia, perguntado por soraia2744, 9 meses atrás

transmissão da vida Embriologia


necessito aos bons da biologia !!!
só responde quem souber.

o estudo da Embriologia ou seja das etapas que se inicia na fecundação e vai até o nascimento, temos um texto que nos fala da fecundação e a primeira semana do embrião, acompanhem o texto e vídeo aula sobre a reprodução celular e formação do embrião.
A( imagem) Fecundação ou fertilização é o processo que ocorre quando os gametas masculinos e femininos encontram-se e o espermatozoide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haplóides (1n) fundem-se num só, formando a primeira célula diplóide (2n) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.

Fecundação do óvulo
Ao penetrar o óvulo, o espermatozoide perde seu flagelo e passa a ser chamado pronúcleo masculino, a união dos pronúcleo masculinos e femininos chama-se cariogamia ou anfimixia (do grego amphi, dois, mixis, mistura).
1ª semana.
Na primeira semana, ocorreram uma série de clivagem Que são repetidas divisões do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células primeiro o zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante.
A clivagem normalmente ocorre enquanto o zigoto atravessa a tuba uterina, rumo ao útero. O zigoto ainda se encontra contido pela substância gelatinosa muito espessa, a zona pelúcida, deste modo, ocorre um aumento no número de células sem que aumente a massa citoplasmática.
A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização. Divisões subsequentes vão se seguindo e formam blastômeros progressivamente menores. Os blastômeros mudam de forma e se alinham, apertando-se uns contra os outros para formar uma esfera compacta de células conhecida como mórula. Este fenômeno, chamado de compactação, é provavelmente mediado por glicoproteínas de adesão da superfície celular.
A compactação permite uma maior interação célula-a-célula e constitui um pré-requisito para a segregação das células internas que formam o embrioblasto ou massa celular interna do blastocisto. A mórula (do latim, morus, amora), uma bola sólida de 12 ou mais blastômeros, é formada três dias após a fertilização e penetra no útero. Seu nome provém da sua semelhança com o fruto amoreira.
Questão:

Com base no texto acima, em que momento podemos admitir um novo ser ?

Soluções para a tarefa

Respondido por eva1silva
1

Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um novo ser vivo.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes