História, perguntado por gabrielcasaldep6q8nt, 11 meses atrás

Seria mais correto chamarmos o Iluminismo de ideologia revolucionária [...] Pois o Iluminismo implicava a abolição da ordem política e social vigente na maior parte da Europa.

Eric J. Hobsbawm. A era das revoluções, 1789-1848.São Paulo: Paz e Terra, 2009.



O Iluminismo, ou a Revolução das Luzes, protagonizado por pensadores como Rousseau, Voltaire, Montesquieu, D’Alembert e Diderot, entre outros filósofos, cientistas e matemáticos, ocorreu na Europa Moderna, entre o final do século XVII e o século XVIII.

Teve influência decisiva para a eclosão da Revolução Francesa, para as revoluções do século XIX e para o advento do republicanismo, do liberalismo e da democracia no mundo contemporâneo. Daí seu caráter de ideologia revolucionária, como menciona o trecho.

Dentre os mais importantes princípios defendidos pelos iluministas destacam-se:



Escolha uma:
a. o bipartidarismo, a criação e valorização dos símbolos nacionais, a liberdade de expressão controlada pelo Estado e o anticlericalismo, que prevalecem no Oriente e em países do Ocidente contemporâneo.
b. o livre-comércio, a liberdade de expressão monitorada pelas autoridades, o bipartidarismo e a sociedade de contratos, que são princípios vigentes até os dias atuais em praticamente todo o mundo.
c. os conceitos de igualdade, liberdade política, liberalismo econômico e de separação entre Estado e religião, que prevalecem principalmente no mundo Ocidental contemporâneo.
d. os conceitos de moeda única, os sistemas de câmbio, taxas e impostos, o estabelecimento de religiões nacionais e o nacionalismo, vigentes em praticamente todos os países do mundo nos dias de hoje.
e. o racionalismo científico, a valorização da arte e da estética, a liberdade vigiada quanto às opções religiosas e o multipartidarismo político, que são elementos básicos da organização dos países no mundo contemporâneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por samykaaaa
11
C-eles defendiam o liberalismo tanto político,quanto econômico .Também não aproiavam a intervenção do estado
Perguntas interessantes