Se um dos dados da identidade internacional do Brasil é a sua escala continental; se o território é uma das dimensõesda nação (dimensão que faz da delimitação do espaço nacional um momento importante da política externa de qualquerEstado), cabe perguntar: como é que se foi configurando a escala continental do país que é hoje o Brasil? Suaespecificidade geográfica é resultado de um processo histórico, iniciado há 500 anos. Navegantes, bandeirantes ediplomatas foram os três agentes sociais que no percurso da criação do Brasil configuraram a escala do país (...).(LAFER, Celso. A identidade internacional do Brasil e a política externa brasileira: passado, presente e futuro. São Paulo: Perspectiva, 2001.p. 24-25 – destaques do original)Com relação à formação e delimitação das fronteiras nacionais, foi especialmente importante a participação dos(A)navegadores, por terem rapidamente ocupado toda a costa nacional, impedindo que outros povos invadissem oterritório nacional.(B)navegadores, na medida em que penetraram pelos rios, enfrentando a resistência oferecida pelos espanhóis, quedefendiam as fronteiras estabelecidas pelos Tratados de Tordesilhas, de 1494 e de Madri, de 1750, com base naforça bélica.(C)bandeirantes, ao se cingirem aos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, de 1494, evitando conflitosarmados com os povos nativos e com os vizinhos de origem espanhola.(D)diplomatas, ao construírem a teoria do uti possidetis de fato, que embasou as negociações dos tratados de fronteirae os laudos arbitrais em favor do Brasil.(E)diplomatas, ao concordarem com a teoria do uti possidetis de direito, criada pelos espanhóis com base em títulos depossessão jurídica, e que os impediu de invadir o território brasileiro.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A delimitação das fronteiras do Brasil foi objeto de discussão internacional por mais de uma vez, inclusive com a participação de personalidades como o Barão do Rio Branco e Rui Barbosa.
A política externa brasileira, apesar de ter sido alvo de algumas guerras como a Guerra do Paraguai, sempre teve maior tendência para a diplomacia.
A alternativa correta é a D – diplomatas, ao construírem a teoria do uti possidetis de fato, que embasou as negociações dos tratados de fronteira e os laudos arbitrais em favor do Brasil.
Respondido por
5
Resposta:
Diplomatas, ao construírem a teoria do uti possidetis de fato, que embasou as negociações dos tratados de fronteira e os laudos arbitrais em favor do Brasil.
Explicação:
Corrigido pelo desafio nota máxima.
Perguntas interessantes