RELEITURAS DE OBRAS DE ANITA MALFATTTI
(IMAGEM OU LINK)
25 PONTOS PRA QUEM AJUDAR
Soluções para a tarefa
Explicação:
Primeira imagem
A composição O Farol, obra da pintora Anita Malfatti, situa-se entre as suas obras mais conhecidas, apesar de suas discretas dimensões: 46,5 x 61 cm
Segundo a artista:
“Pintávamos na ventania, ao sol, na chuvarada e na neblina. Eram telas e telas. Era a tormenta, era o farol, eram as casinhas dos pescadores escorregando pelos morros, eram as paisagens circulares, o sol e a lua e o mar..”
A tela foi pintada na ilha de Monhegan, entre 1915 e 1917, na costa leste dos Estados Unidos, ao ar livre, quando Anita foi aluna do professor Homer Boss, que permitia que seus alunos expressassem-se com liberdade, espalhando-se pelo local.
Anita retrata o farol da ilha e as casinhas próximas a ele.
A pintora traz à tona, nesta obra e em algumas outras, as influências expressionistas aprendidas durante o tempo em que passou estudando na Alemanha.
Ela distribui sobre a tela uma infinidade de cores fortes e vibrantes, que repassam um grande dinamismo, como era o estilo expressionista também usado por pintores como Vincent Van Gogh.
O céu de O Farol traz uma infinidade de cores, destacando as pinceladas enérgicas e ligeiras da pintora, que passam a sensação de certa agitação, embora embaixo reine tranquilidade.
As pinceladas de cor branca levam luminosidade ao céu da pintura.
A obra “O Farol” faz parte do Acervo da Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, Brasil
Segunda imagem
Anita Malfatti quem apresentou a arte Moderna para o Brasil. Depois que terminou os estudos foi aprender pintura em Berlim, Alemanha. Na Europa visitou museus, estudou desenho, História da Arte, conheceu obras de Van Gogh e se encantou com as cores do Expressionismo.
Também viajou para os Estados Unidos, onde pintou vários quadros.
Em 1917, Anita Malfatti reuniu seus trabalhos na “Exposição de Pintura Moderna” em São Paulo.
As pessoas não entenderam sua arte, que foi criticada pelo escritor Monteiro Lobato.
Depois disso, Anita nunca mais pintou com tanta vontade e liberdade.
Cinco anos depois, ela participou da Semana de Arte Moderna.
Como queria ser aceita como artista em seu país, a pintora deixa de lado a inspiração expressionista e passa a dar toques mais realistas às suas criações.
Sua obra ‘Tropical’ , foi a primeira pintura moderna de um tema brasileiro.
Nela a artista representa uma mulher de cor de pele miscigenada.
A figura aparece carregando um cesto de frutas tropicais, mostrando, de certa maneira, a cara do Brasil daquela época.
Há na obra uma estilização das formas, bem como uma deformação da figura humana – Anita não conseguia se enquadrar completamente nos padrões da arte acadêmica.
As cores, entretanto, não são naturalistas, embora ainda estejam ligadas ao objeto.