Questão n° 55O pendulo cônico da figura abaixo c constituído por um fio ideal de comprimento L c um corpo de massa m = 4,00 kg preso cm uma de suas extremidades e a outra é fixada no ponto P. descrevendo uma trajetória circular de raio R no plano horizontal. O fio forma um ângulo 0 cm relação a vertical.Considere: g = 10,0 m/s~ ; sen 0 = 0,600 ; cos 0 = 0,800.PA força centrípeta que atua sobre o corpo éa)10,0 Nb)20,0 Nc)30,0 Nd)40,0 Ne)50,0 N
Soluções para a tarefa
Note que temos um triângulo retângulo de hipotenusa L e cateto oposto R, ao fazermos o diagrama do corpo livre, teremos a força peso P na vertical para baixo, a força centrípeta Fcp na horizontal para a esquerda e a força de tração T no fio fazendo um ângulo θ em relação a vertical.
Neste diagrama, T corresponde a hipotenusa e P e Fcp os catetos adjacente e oposto, respectivamente. Podemos utilizar a tangente para relacionar os dois catetos:
tg θ = Fcp/P
Fcp = mg*tg θ
Fcp = 4*10*(0,6/0,8)
Fcp = 40*0,75
Fcp = 30 N
Resposta: letra C
A força centrípeta que atua sobre o corpo será de: 30,0 N - letra c).
O que é a força centrípeta?
A força centrípeta pode ser projetada como o resultante das forças na direção do raio e seu módulo é direcionado através de:
- Fc = mv² / r | Fc = m . w² . R
Logo, como teremos um triângulo retângulo de hipotenusa L com seu cateto oposto R quando for realizado o diagrama de corpo livre, verificamos que existe:
- - Uma força P na vertical (para baixo);
- - A força centrípeta Fcp (na horizontal para esquerda);
- - Força de Tração (vertical);
Com isso, é possível utilizar T como a hipotenusa, P e Fcp como os catetos adjacentes, fazendo com que a tangente se relacione com os dois catetos, nos dando o seguinte resultado:
- tg θ = Fcp / P
Fcp = mg . tg θ
Fcp = 4 . 10 . (0,6 / 0,8)
Fcp = 40 . 0,75
Fcp = 30 N.
Para saber mais sobre Força Centrípeta:
brainly.com.br/tarefa/46630351
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))