Questão 5/5 - História: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atente para a seguinte afirmação:
“Ao longo das décadas e das transformações do Ensino de História no Brasil, percebemos as variantes nos métodos de ensino, que vão de uma história positivista e elitista, a uma que discute os métodos pedagógicos na abordagem de seus conteúdos. [...] [Uma] inovação nos métodos de ensino é fundamental, principalmente no que se refere a uma população estudantil que há tempos rotula o ensino de História como sendo cansativo, decorativo e pouco atraente, dando lugar à preferência por áreas exatas que estimulam o exercício da mente. Nesse aspecto, brincar, se divertir ou espairecer se fazem possíveis na ludopedagogia, que quando usada com fins de avaliação mostra resultados surpreendentes na disciplina de História. [...] Um detalhe importante na utilização dessa metodologia é a exploração das relações entre os estudantes, uma vez os jogos podem ser trabalhados com disputas entre equipes, ou mesmo na formação de um grande grupo com um objetivo em comum: todos os alunos ajudando o para desvendar as interrogações trazidas nas brincadeiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVA, Marcelo Márcio da Silva; SOARES, Lígia Mariane Costa; SOUZA, Célia da Silva; LIMA, Jailma Maria de. O lúdico no ensino de História: A utilização de jogos didáticos no Ensino Médio. . Acesso em 7 de jun. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação ao uso de jogos e brincadeiras para o ensino de História, analise as seguintes afirmativas:
I. Os jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica personagem oculto, os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A III e V
B II, III e IV
C I e IV
D II e III
E I, II e III
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III e V.
Os jogos de tabuleiro tradicionais geralmente já vem prontos. Porém, existem jogos já criados com o intuito de auxiliar no aprendizado de história, não sendo adaptados.
A partir da Ludicidade, o educador iniciará a brincadeira com o objetivo dos alunos interagirem com diferentes lançamentos, assim como os tipos de recepção, fortalecer a cooperação e executar movimentos para a apresentação prática.
Quanto as atividades coletivas é importante que o educador crie experiência para a solução do problema com os demais alunos em sala, o que irá contribuir com o aprendizado, levando em consideração não só a ação mas também a forma como ele foi resolvido.
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