Quanto aos gráficos, analise as proposições:
I. Podem ser chamados de figuras, servem para expressar de forma generalizada (considerando toda a amostra ou população) ou detalhada (apresentando cada elemento da amostra) os dados apurados;
II. A grande desvantagem é que não mostram as relações de duas ou mais variáveis, não conseguem explicar e esclarecer melhor o fenômeno investigado;
III. São muito utilizadas para facilitar (e muito) as informações obtidas e apuradas;
IV. Variável qualitativa nominal com poucas categorias não deve ser representada por gráficos.
V. As variáveis de gênero, número de irmãos, etnia e altura devem ser representadas unicamente por tabelas, nunca consideradas por gráficos.
Quais são afirmativas corretas?
A
II e IV.
B
I e III.
C
II, IV e V.
D
II e V.
E
I e V.
Soluções para a tarefa
Resposta: I,III
Explicação: Acabei de sair de uma prova que tinha a mesma questão e foi isso que eu coloquei, agora é torcer para estar certo :)
Resposta:
B - I e III
Explicação:
I - Os gráficos, que em estatística e metodologia também podem ser chamados de figuras, servem para expressar de forma generalizada (considerando toda a amostra ou população) ou detalhada (apresentando cada elemento da amostra) os dados apurados.
II - A grande vantagem das tabelas mais complexas, isto é, as que mostram as relações de duas ou mais variáveis, é que essas conseguem explicar e esclarecer melhor o fenômeno investigado. São essas as tabelas que buscaremos compreender e elaborar ao final dos nossos estudos.
III - As tabelas são muito utilizadas para facilitar (e muito) as informações obtidas e apuradas. Se a variável for qualitativa, realizase a simples contagem; se for quantitativa, usamos os cálculos matemáticos básicos (soma, divisão, multiplicação, divisão etc.).
IV - Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem
nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou
ausência...
V - Os gráficos de barras e de setores são adequados para representar esta variável.