qual e a tese defendida pelo autor no "sermao da quarta feira de cinza"
Soluções para a tarefa
Um dos maiores representantes do estilo barroco, Padre Antônio Vieira era dotado de uma retórica requintada, e se destacou de forma excepcional em seus sermões escritos. “Fora o contexto da religião define-se como sermão todo o discurso ou toda a expressão que procura repreender alguém” (conceito.de). Nas suas pregações o religioso utiliza trechos bíblicos e argumenta suas ideias, repreendendo de tal forma que a lógica e o racional preenche o discurso de maneira que é quase impossível discordar.
No Sermão de Quarta Feira de Cinza, Vieira começa usando o tema: “ Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverentis”, ou seja ‘Lembra-te homem, és pó e ao pó retornarás’, esse é desenvolvido de forma repetitiva em todo o texto, tentando provar que o homem é pó, porque era pó e ao pó voltará, para isso o padre se volta a bíblia e a mitologia fazendo comparações, levanta indagações e responde-as usando uma lógica invejável.
Em seguida uma outra ideia desenvolve-se a partir do mesmo trecho, mas enfatizando a diferença existente entre os mortos e os vivos, fala do pó caído (o homem morto) e do pó levantado (o homem vivo), reafirmando o tema de uma forma diferente. Na mesma continuação, o religioso comenta sobre o amor a vida e do temor à morte, e outra vez utiliza a bíblia, a mitologia, filósofos e a ciência, tudo como forma de argumentos para provar a grande hipocrisia que há no ser humano que se preocupa mais com o que é mortal do que com a imortalidade que é eterna.
É fascinante a forma como o padre nos mostra que nada somos, ele emprega as palavras certas e realmente levanta questões a respeito dos nossos valores ensinando-nos, somos pó porque éramos pó e ao pó voltaremos, somos todos iguais.