Biologia, perguntado por AleffVaz9716, 1 ano atrás

explique as quetro subdivisões do citoplasma

Soluções para a tarefa

Respondido por ArthurAmorim12
1

O citoplasma, nos seres eucariontes, é a porção existente entre o núcleo e a membrana celular e é constituído pelo citosol (também chamado por hialoplasma ou citoplasma fundamental), citoesqueleto e as organelas citoplasmáticas nele inseridas (mitocôndrias, retículo endoplasmático, lisossomos, peroxissomos, vacúolos, complexo de Golgi), enquanto que nos procariontes, é todo o conteúdo delimitado pela membrana celular. Nas células animais o citoplasma representa um pouco mais de metade do volume total da célula e é nele que ocorre a maior parte do metabolismo intermediário celular - isto é, as muitas reações pelas quais algumas pequenas moléculas são degradadas e outras são sintetizadas como por exemplo a glicólise e a síntese de proteínas, respectivamente. Quando comparado com a célula animal, o citoplasma da célula vegetal possui um volume menor, pois grande parte do conteúdo celular é ocupado pelo vacúolo. O citoplasma pode ser dividido em duas porções, uma mais externa conhecida por ectoplasma e possui um aspecto mais viscoso quando comparada a porção mais interna, o endoplasma. O citoplasma também tem como funções o armazenamento de glicogênio e lipídios, transporte e transporte de macromoléculas.


Respondido por duda27499
2
Numa célula eucarionte (aquela que tem o núcleo separado por uma membrana), há diversas organelas, sendo que recebe o nome de citoplasma o espaço intracelular, entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. Para facilitar, pense numa célula como se ela fosse um abacate. O núcleo é o caroço e a casca é a membrana plasmática. Logo, a polpa seria o citoplasma. De maneira bem simples, o citoplasma corresponde à célula, excluindo o núcleo e a membrana plasmática. Vale ressaltar que o citoplasma numa célula procarionte (aquela que não tem núcleo separado por membrana) corresponde a todo conteúdo intracelular.

No citoplasma é possível encontrar o citoesqueleto (que dá sustentação à célula), as organelas (mitocôndria, centríolo, vacúolos, ribossomos, retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e outros), além dos depósitos de hidratos de carbono,proteínas, lipídios, pigmentos e outras substâncias.

Todo o espaço existente entre estes constituintes é preenchido pelo citosol, ou hialoplasma ou matriz citoplasmática. O citosol tem aspecto variável, sendo formada por uma série de substâncias dissolvidas no solvente universal: a água. Em alguns casos, a água forma 70% das células. Vale lembrar que a matriz citoplasmática conta com uma série de macromoléculas que influenciam em alterações do comportamento molecular.

Mas afinal, qual a função do citosol? É nele que ocorrem uma série de reações químicas que estão intimamente ligadas ao metabolismo das células. É no citosol em que são produzidas moléculas que forma as estruturas da célula, ocorre também o armazenamento de substâncias, que servem de reserva para a sobrevivência da célula e, além disso, é no citosol que reações químicas promovem a quebra (glicólise) bem como a produção de açúcares.

Quando se comparam as células animais e vegetais, de forma geral, nas células vegetais, o citoplasma ocupa menos espaço, pois nelas há a presença de vacúolos, que são estruturas que permitem o armazenamento de substâncias.

espero ter ajudado bom dia
Perguntas interessantes