Qual a principal diferença entre Arte Contemporânea e Renascimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arte Moderna é termo genérico usado para designar a maior parte da produção artística do fim do Século XIX até meados dos anos 1970 (embora não haja consenso sobre essas datas), enquanto que a produção mais recente da arte é chamada freqüentemente da arte contemporânea (alguns preferem chamar de arte pôs-moderna).
Explicação:
Diferença entre arte moderna e contemporânea
Apesar de serem muito parecidas, a arte moderna e contemporânea possuem peculiaridades que as separam em uma linha tênue. Nascida após um momento artístico onde o realismo e romantismo reinavam nas obras, a arte moderna teve como intenção retratar hábitos cotidianos de forma mais simplista, sempre buscando reinventar a arte.
Como surgiu a arte moderna?
Em linhas gerais, a arte moderna refere-se a produção artística entre o final do século XIX até o século XX. Os modernistas surgiram após um período sóbrio da arte e deram introdução ao Impressionismo, que dedicava suas obras à vida cotidiana.
Porém, o Impressionismo foi apenas uma das vanguardas que nasceram no modernismo. Entre as vanguardas mais famosas podemos citar o Dadaísmo, Surrealismo e Cubismo. Os artistas daquela época acreditavam que a arte deveria ser reinventada, criando novas formas e visões para suas obras de arte. Também acreditavam estar a frente do seu tempo e sentiam-se na obrigação de trazer obras inovadoras ao mundo da arte.
Com o surgimento da arte moderna, a fotografia e o cinema passaram a ser considerados como formas de expressão artística, algo que nunca tivera sido feito antes.
O artista modernista sentia-se responsável por criar e representar a essência da humanidade de forma única. Os adventos de novas tecnologias, as guerras e revoluções, deram aos artistas as ferramentas para explorar as novidades do mundo.