Português, perguntado por Rodrigo07745, 1 ano atrás

Qual a linguagem do conto "O cooper de Cida" ?

Soluções para a tarefa

Respondido por itawansantosaraujo9
2

Resposta:

Explicação:

Em “Olhos D’água” Conceição Evaristo constrói uma série de narrativas, composta por 15 diferentes contos, que se entrelaçam ao relatarem a história de mulheres e homens negros que sofreram e sofrem os mais diferentes tipos de violência e depreciação na sociedade. No entanto, desde o primeiro conto que leva o mesmo título do livro, percebemos que a autora vai além de uma construção vinculada apenas ao sofrimento, ela conduz o leitor a um aspecto da ancestralidade e identidade afro-brasileira que perpassa e em alguns momentos até acalenta a dura realidade de seus personagens.

Alguns dos títulos dos contos que compõe a publicação são construídos pelo nome e sobrenome de seus protagonistas, entre esses, podemos destacar: Ana Davenga, Duzu-Querença, Maria, Luamanda, Di Lixão e Lumbiá. O prefácio que abre o livro sinaliza para a grande marca da autora: a noção de escrevivência. Isto é, a escrita a partir de um lugar de enunciação que é, também, e, sobretudo o da vivência da experiência narrada e o quanto essas escritas negras e femininas encontram-se embaralhadas na tênue linha que tenta separar, sem muito sucesso, a realidade vivida, da ficção sonhada. Desta forma, tudo isso acaba provocando nos leitores, uma identificação imediata com as narrativas lidas e compartilhadas.    Como já descrito, as narrativas do livro são costuradas e umedecidas pelo choro dos personagens, que desabrocham e suplicam, mesmo que em silêncio, do lugar de opressão e submissão que ao longo da história foi designado a eles.

liguagem em 3 pessoa

formal


itawansantosaraujo9: e não tenho certeza ta
Respondido por martinkoliveira
1

A linguagem utilizada no conto "O Cooper de Cida" é a linguagem padrão, com a narração na terceira pessoa.

O que é a linguagem padrão?

Podemos dizer que a linguagem padrão se caracteriza como a linguagem que está de acordo com a gramática. Ou seja, esta é a norma-padrão de uma língua, sendo a construção abstrata e idealizada desta. Há uma obediência às normais gramaticais.

É esse tipo de linguagem que pode ser percebido no conto referido, uma vez que todas as palavras estão de acordo com a ortografia. Além disso, não há a presença de gírias, abreviações ou variedades linguísticas. Há a narração na terceira pessoa, que marca impessoalidade.

Veja mais sobre linguagem padrão:

brainly.com.br/tarefa/46199992

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes