Sociologia, perguntado por luluzinha727, 4 meses atrás

qual a definição segundo gramsci de hegemonia e contra-hegemonia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alvesbrendha04
5

Resposta:

Hegemonia significa em sentido estritamente etimológico liderança, derivada diretamente de do termo grego hēgemonia (liderança), que por sua vez, vem do verbo hēgeisthai (liderar). O termo ganhou outra concepção a partir das formulações do teórico italiano Antonio Gramsci (1891 – 1937) ao utilizá-lo como forma de explicação de um determinado tipo de exploração. A noção de hegemonia, segundo Gramsci, é a maneira como o poder é exercido não só através de um conjunto de instituições políticas, mas através também da cultura.

A visão marxista da sociedade é uma constante luta entre grupos (sendo na modernidade a oposição entre proletários e burgueses) em que a exploração da classe dominante sobre os trabalhadores chegaria a um ponto tão extremo que seria inevitável a revolução orquestrada pela classe explorada. Gramsci argumenta que ocorre também um complexo processo de propagação das visões de mundo da classe dominante. Sendo apenas a repressão um meio insuficiente para garantir a ordem social, foi necessária também que ocorresse uma sujeição ideológica. A esse modo oculto de dominação de uma classe sobre outra, o autor denominou “hegemonia”.

É importante destacar que a hegemonia não é uma ação partidária e sim uma ação de classe, pois significa o exercício do poder por um conjunto de indivíduos de uma determinada classe social. A hegemonia está assim envolta em uma luta entre visões de mundo baseadas na divisão de classes (entendida como conjunto de valores, ideias, crenças) que acaba por propagar a ideologia da elite dominante de forma que sejam aceitas e assimiladas como verdades inquestionáveis. Quanto mais difundida uma determinada ideologia, mais sólida fica a hegemonia e há menos necessidade do uso de violência explícita.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes