qual a contribuição de Sócrates para a administração?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da Administração é de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada a situação. Assim a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro da organização. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetos diferentes. A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer. (CHIAVENATO, 2000)
Influências que sofreu (filósofos, militares, igreja, etc.)
A Administração se desenvolveu, somente a partir do século XX. É importante lembrar que no final do século XIX, contudo, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escola, profissionais autônomos, o lavrador, o armazém da esquina etc. As principais influências vieram dos filósofos, igreja católica, organização militar, revolução industrial, economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores. (CHIAVENATO, 2000)
Influência dos Filósofos
A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antiguidade. O filósofo grego Sócrates, em sua discussão com Nicomaquides, expõe o seu ponto de vista sobre a administração: “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres…”. Para Sócrates a Administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.