Quais os fundamentos do positivismo para Comte?
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Comte, ao elaborar o termo Positivismo, formulou um método de estudo e investigação da realidade, sendo este também conhecido como histórico-genético-indutivo. De acordo com este pensador, seria este o método geral de raciocínio que junta o discurso objetivo da ciência e o conhecimento subjetivo da lógica, dividindo a filosofia da história em três fases;
* A primeira fase proposta por Comte elucida o lado teológico da história humana, que via a natureza e a sociedade sob visão teológica; a segunda fase aborda os estudos dos fenômenos sob abstrata proveniente da metafísica; a terceira e última fase que Comte aborda concebe a história sob ótica racional e positiva. Todas as ciências, segundo a teoria comtiana, passaram por estas duas primeiras fases e só se consolidaram ao chegar na terceira;
* “O Estado Positivo é, pois, o termo fixo e definitivo em que o espírito humano descansa e encontra a ciência. As sociedades evoluem segundo esta lei, e os indivíduos, em outro plano, também realizam a mesma evolução” (RIBEIRO JÚNIOR, 1995, p. 19);
* Outro grande fundamento de Comte foi a concepção de que o Positivismo passa a enfrentar a sociedade individualista e liberal mediante o lema de “ordem e do progresso”. Ao se aceitar as premissas políticas comtianas em um país, põe-se em prática o que Comte suscita em sua visão altruísta de força e solidariedade como essenciais ao equilíbrio de uma nação.
* A primeira fase proposta por Comte elucida o lado teológico da história humana, que via a natureza e a sociedade sob visão teológica; a segunda fase aborda os estudos dos fenômenos sob abstrata proveniente da metafísica; a terceira e última fase que Comte aborda concebe a história sob ótica racional e positiva. Todas as ciências, segundo a teoria comtiana, passaram por estas duas primeiras fases e só se consolidaram ao chegar na terceira;
* “O Estado Positivo é, pois, o termo fixo e definitivo em que o espírito humano descansa e encontra a ciência. As sociedades evoluem segundo esta lei, e os indivíduos, em outro plano, também realizam a mesma evolução” (RIBEIRO JÚNIOR, 1995, p. 19);
* Outro grande fundamento de Comte foi a concepção de que o Positivismo passa a enfrentar a sociedade individualista e liberal mediante o lema de “ordem e do progresso”. Ao se aceitar as premissas políticas comtianas em um país, põe-se em prática o que Comte suscita em sua visão altruísta de força e solidariedade como essenciais ao equilíbrio de uma nação.
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