Planejamento no âmbito da educação escolar
Através da conceituação do termo Planejamento, apresentado no Dicionário Aurélio, procurou-se esclarecer que o mesmo antecipa mentalmente a ação, ou um conjunto de ações que serão realizadas: “Planejamento. s.m. 1. Ato ou efeito de planejar. 2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação: o planejamento de um livro, de uma comemoração”. (AURÉLIO, 1996, p. 1097).
Esse pressuposto reafirma a ideia de que o processo educativo exige um planejamento bem elaborado para nortear as ações dos atores deste cenário. Em se tratando do planejamento escolar, diversos autores buscam o aprimoramento da conceituação. Assim, O ser humano age em função de construir resultados. Para tanto, pode agir aleatoriamente ou de modo planejado. Agir aleatoriamente significa “ir fazendo as coisas, sem ter clareza de onde se quer chegar; agir de modo planejado significa estabelecer fins e construí-los através de uma ação intencional. [...] planejamento, de um modo geral, diz respeito à intencionalidade da ação humana em contrapartida ao agir aleatoriamente. (LUCKESI, 1992, p. 115-125). Todas as ações realizadas pelo homem cotidianamente, desde os primórdios são produtos de planejamento, que podem ser sistematizados racionalmente ou não. As possibilidades de sucesso dessas ações estão diretamente associadas à forma como se efetiva tal planejamento. Não se admite mais a realização de qualquer trabalho à base de improvisos, principalmente quando se trata de Planejamento Escolar. Para Libâneo, planejamento escolar é: [...] o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. (LIBÂNEO, 1992, p. 221).
Extraído de: MACHADO, Ednéia Maria Azevedo, SANTOS, Doralice de Souza Pereira, SCHEFFER, Ivanilda Colla, CRIVELLI, Lucila de Araújo. A aplicação do planejamento sistematizado na escola municipal multisseriada de ensino fundamental Flávio da Silva Daltro no município de Pimenta Bueno, In: In COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa, PACÍFICO, Juracy Machado, George Queiroga Estrela (Organizadores) GESTÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS Editora CRV Curitiba 2009, p. 32 e 33. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2170-livro-unir-2009&Itemid=30192 Acesso em 22 out. 2017.
Após a leitura solicito que:
Identifique e registre a definição de planejamento. Em seguida, interprete os conceitos de planejamento escolar contidos no texto, registrando-os.Após isso, analise a importância do planejamento escolar como um processo global e intencional na busca de sucesso nas ações da escola.Expresse o seu processo de reflexão por meio de um pequeno texto que atenda as etapas apontadas.Soluções para a tarefa
Por definição planejamento é um ato administrativo que além de permitir compreender a realidade, avaliar também os caminhos e assim conseguir estipular uma meta que seja alcançada.
Assim, o planejamento escolar é de grande importância para os professores e alunos, pois este permite que eles sejam capazes de alcançar grandes conquistas, o desenvolvimento do planejamento escolar tem que fazer parte da vida do professor pois é ele que possui os objetivos da educação e isso muda todo o aprendizado.