Quais aspectos possibilitaram a eclosão das revoltas populares no período regencial
Soluções para a tarefa
as revoltas regenciais foram rebeliões que ocorreram várias regiões do Brasil durante o período regencial 1831 à 1840 aconteceram em função e instabilidade política que havia no país falta um governo forte e das condições de vida precárias da população pobre que era a maioria naquele período
Resposta:
b) excessiva centralização político-administrativa, herança do período joanino, bem como a preservação dos interesses oriundos da economia colonial e escravista.
Alternativas:
a) influência do pensamento republicano, bem como o descontentamento das camadas populares frente ao poder político-administrativo descentralizado.
b) excessiva centralização político-administrativa, herança do período joanino, bem como a preservação dos interesses oriundos da economia colonial e escravista.
c) influência do ideal separatista e de autonomia política, contrários à manutenção da República nacional independente.
d) luta pela restauração imperial como forma de recompor o poder político em crise e unificar os vários interesses antagônicos.
e) incapacidade da Regência em atender às reivindicações dos diferentes setores sociais, descontentes com a existência de um poder político descentralizado e de inspiração republicana.
Explicação:
(geekie)
Embora as revoltas da fase regencial apresentassem características próprias, as mais importantes e violentas coincidiam nos seus dois principais estopins: a crise econômica, em que o país vinha mergulhado desde o declínio da mineração, e a centralização política imposta pela Constituição de 1824, outorgada por d. Pedro I. Cabanagem, Sabinada, Balaiada e a Guerra dos Farrapos tiveram como elemento detonador comum a nomeação de presidentes para o governo das províncias onde essas revoltas eclodiram. Esses presidentes enviados pelo poder central foram rejeitados pelos setores liberais mais radicais, que optaram pela via armada para protestar.