PROPOSTA DA ATIVIDADE
Elabore um texto mencionando os itens a seguir:
1 – O significado do termo surgocego.
2 – Quais as características da pessoa com essa condição?
3 – Qual a definição de guia intérprete?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 – O significado do termo surgocego.
A surdo-cegueira[1][2] é a incapacidade total ou parcial de audição e visão, simultaneamente. Assim como no caso da surdez, a surdo-cegueira pode ser identificada com a cultura das pessoas que pertencem a este grupo.
Em termos de senso comum, ao falar de alguém surdo-cego, a referência mundial foram as norte-americanas Helen Keller e sua professora Anne Sullivan, como história de sucesso ao desafio de viver sem visão e audição.
A maior parte das pessoas com surdo-cegueira têm ainda limitações noutros domínios.
2 – Quais as características da pessoa com essa condição?A pessoa surdocega apresenta uma das deficiências menos conhecidas. Não é uma pessoa cega que não possa ver, nem um surdo que não possa ouvir. É uma pessoa com uma deficiência multisensorial, privada do uso dos seus sentidos espaciais e distância, razão pela qual sua educação deve partir de necessidades individuais.
Surdocego Pré-linguístico:
É a pessoa que ficou surdocega antes da aquisição de uma língua.
Surdocego Pós-linguístico:
É a pessoa que ficou surdocega após a aquisição de uma língua, seja esta oral ou sinalizada.
Quando nós falamos sobre surdocegueira adquirida nos referimos a um grupo de pessoas que podem ser:
Pessoas nascidas com audição e visão normal e que adquiriram perdas totais ou parciais de visão e audição.
Pessoas com perda auditiva ou surdas congênitas com deficiência visual adquirida.
Pessoas com perda visual ou cegas congênitas com deficiência auditiva adquirida.
A comunicação com a pessoa surdocega é feita por meio de:
Língua de sinais tátil – Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais utilizadas tradicionalmente pelas pessoas surdas, mas adaptadas ao tato, através do contato das mãos da pessoa surdocega com as mão do interlocutor.
Método Tadoma – Consiste na percepção da língua oral emitida, mediante uso de uma ou das duas mãos da pessoa surdocega utilizando geralmente o dedo polegar, colocado suavemente sobre os lábios e os outros dedos mantidos sobre a bochecha. a mandíbula e a garganta do interlocutor.
Alfabeto datilológico – As letras do alfabeto se formam mediante diferentes posições dos dedos da mão.
Sistema Braille Tátil – Sistema alfabético baseado no sistema Braille tradicional de leitura e escrita adaptado de maneira que possa ser percebido pela pessoa surdocega através do tato.
3 – Qual a definição de guia intérprete?O guia-intérprete é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdocegueira, podendo fazer interpretação ou transliteração. Transliteração é quando o guia-interprete recebe a mensagem em uma determinada língua e transmite à pessoa surdocega na mesma língua, porém usa uma forma de comunicação diferente acessível ao surdocego, por exemplo: o guia-intérprete ouve a mensagem em língua portuguesa e transmite e Braille. Interpretação é quando o guia-intérprete recebe a mensagem em uma língua e deve transmiti-la em outra língua, por exemplo, o guia-intérprete ouve a mensagem em língua portuguesa e transmite em LIBRAS tátil.