Produza um texto com o tema preconceito e consciência social
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atualmente considera-se que a educação não é responsável apenas pelo aprendizado de fórmulas e regras científicas, mas também por auxiliar na formação humana dos jovens. Nesse sentido, uma tendência do ensino é buscar o desenvolvimento integral dos estudantes, o que inclui a consciência social.
A escola é uma experiência coletiva importante, por isso, é preciso que ela e a família estejam comprometidas com o favorecimento da aprendizagem socioemocional. Assim, é possível formar adultos mais críticos e conscientes.
A consciência social pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de perceber a sociedade ao seu redor. Nesse sentido, é importante que se compreenda como o reflexo de ações públicas, como a educação e a saúde, afeta a sociedade em todos os níveis. Da mesma forma, é preciso que cada pessoa observe como as suas ações individuais afetam os outros.
Com isso, a consciência social pressupõe ter sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente. Isso é muito importante para a construção de valores fundamentais, como o respeito, a responsabilidade e o senso de justiça.
Os valores devem ser aprendidos desde a infância, pois estimulam os jovens a perceber a sua responsabilidade no mundo em que vivem, o que será levado por toda a vida. Assim, é possível melhorar as relações familiares e escolares, além de consolidar as bases de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Para isso, é importante que algumas habilidades socioemocionais sejam estimuladas. Veja quais são elas
A empatia é parte importante da consciência social. O termo se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro e é fundamental para a formação das crianças e dos adolescentes.
Quando a educação favorece a empatia, é possível reduzir a violência, além de ajudar no equilíbrio emocional dos jovens. Isso faz com que eles sejam sensíveis em relação às outras pessoas e, assim, consigam desenvolver relações mais saudáveis.