ENEM, perguntado por laralina6447, 1 ano atrás

Prazeres da "melhor idade"A voz em Congonhas anunciou: "Clientes com necessidades especiais, crianças de colo, melhor idade, gestantese portadores do cartão tal terão preferência." Em um rápido exercício intelectual, concluí que, não tendonecessidades especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão, só me restava a"melhor idade" — algo entre os 60 anos e a morte.Para os que ainda não chegaram a ela, "melhor idade" é quando você pensa duas vezes antes de se abaixar para pegaro lápis que deixou cair e, se ninguém estiver olhando, chuta-o para debaixo da mesa. Ou, tendo atravessado a rua forada faixa, arrepende-se no meio do caminho porque o sinal abriu e agora terá de correr para salvar a vida.Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo no Leblon. Talvez vendo em mim um pterodáctilo da clássicaboemia carioca, o rapaz perguntou: "Voltando da farra, Ruy?". Respondi, eufórico: "Que nada! Estou voltando dafarmácia!". E esta, de fato, é uma grande vantagem da "melhor idade": você extrai prazer de qualquer lugar a que aindaconsiga ir.Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e crônicas representam a variedade discursiva presentenas páginas de jornais e revistas. Em relação à crônica apresentada acima, quais características textuais podemser identificadas?A Linguagem conotativa e vocabulário erudito, pois a crônica representa o cruzamento entre jornalismo e literatura.B Objetividade e linguagem argumentativa, uma vez que o autor tem a intenção de promover uma reflexão sobreo envelhecimento.C Denotação e vocabulário coloquial, uma vez que a crônica se caracteriza pelo rebuscamento linguístico, ao mesmotempo em que se molda aos interesses do leitor.D Estrutura factual e presença de lide, já que o autor narra acontecimentos do cotidiano, a partir do princípio derelevância das informações relatadas.E Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor, pois a crônica caracteriza-se pela impressão pessoaldo autor e pela leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
1

Alternativa correta e a E)Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor, pois a crônica caracteriza-se pela impressão pessoaldo autor e pela leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.

Subjetividade pois toma como partida impressoes pessoais do autor, como o momento que ele esta no aeroporto e comentando sobre o que se fala no alto-faltante.

Ha a utilizacao da ironia e humor na passagem que ao caminhar pela praia o autor diz que esta voltando da farmacia e nao da boemia, como pensam os pedestres.

Ha a leveza ao abordar os temas cotidianos da velhice, como esta escrito no texto, chamada de melhor idade, um eufemismo para a palavra velhice, e tema pelo qual se desenvolve toda a linha de raciocinio do texto.

Perguntas interessantes